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quarta-feira - 14 de julho de 2021

BC está trabalhando em ferramenta para facilitar devolução de dinheiro

O Portal Cessão de Créditos está sempre de olho nas novidades que possuem um único objetivo em comum: o de facilitar alguns processos na economia nacional. E depois do Pix, do Open Banking e da API do WhatsApp, o Banco Central (BC) anunciou recentemente mais um recurso: o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR).

Estima-se que os brasileiros têm cerca de R$ 8 milhões em recursos que precisam ser devolvidos pelos bancos. E, como muitas pessoas não correm atrás desses valores por considerá-los muito baixos ou sequer saber de sua existência, o BC decidiu criar essa ferramenta a fim de facilitar a comunicação entre os clientes e as instituições.

Acompanhe a leitura e entenda melhor como o SVR vai funcionar!

De onde são esses R$ 8 milhões?

O SVR deve começar a funcionar em dezembro de 2021 para, justamente, responder a esta pergunta. A ideia é que o sistema sirva como um meio para as pessoas consultarem um eventual saldo que tenha sido “esquecido” em alguma instituição financeira do país.

Dentre as informações que poderão ser consultadas na ferramenta, estão:

  • Parcelas de operações de crédito ou tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de formalização de compromissos com entidades e órgãos reguladores ou de fiscalização e controle;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;
  • Contas de depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; 
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários utilizadas para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Outras situações que possibilitam valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Ao facilitar o acesso a essas informações, esses R$ 8 milhões deverão ser devolvidos às pessoas de maneira muito mais ágil e transparente, uma vez que o BC terá todo um acompanhamento sobre a prática.

Como o SVR vai funcionar

Em nota oficial, o BC informou que as informações referentes às devoluções são de total responsabilidade das instituições financeiras. Sendo assim, para que possam ser disponibilizadas no SVR, elas deverão encaminhar mensalmente os dados solicitados. Isso deve iniciar já a partir de outubro, exceto quando a instituição for um grupo de consórcio. Pois, nesse caso, as informações serão enviadas de forma trimestral.

Com esses dados divulgados, as pessoas poderão consultá-los e, em seguida, solicitar a devolução dos saldos. Então, para que o crédito seja depositado, elas devem indicar uma chave PIX de uma conta de sua titularidade.

Além das informações relacionadas aos valores a serem devolvidos, as instituições também deverão enviar relatórios sobre os que já foram devolvidos efetivamente. Dessa forma, o acompanhamento do BC será efetivo, o que garantirá que o sistema está funcionando corretamente.


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