O PIX é uma ferramenta útil para a maioria dos brasileiros. O meio de pagamento eletrônico é instantâneo e gratuitamente oferecido pelo Banco Central do Brasil. Devido sua praticidade, requer alguns cuidados por parte do usuário, para evitar que seja alvo dos mais variados golpes e fraudes. Saiba como evitar essas situações
Não é novidade que os bandidos aproveitam o PIX para conseguir dinheiro rápido. Seja por falta de atenção ou descuido com a segurança financeira, muitas pessoas são vítimas desses conluios feitos pela internet.
Um crime cada vez mais comum é a clonagem do WhatsApp. Ao clonar número de celular, os criminosos pedem transferência via PIX para os contatos próximos da pessoa lesada.
O QR Code ou chave falsos também exigem atenção antes de confirmar a operação no aplicativo do banco, pois os bandidos aproveitam-se do descuido da parte dos usuários do PIX.
Já para quem trabalha com vendas pela internet, um golpe bastante comum é o do comprovante falso. Após a compra, o fraudador emite um comprovante de pagamento falso, prejudicando o vendedor e até mesmo recebendo a mercadoria em alguns casos.
Segundo o Banco Central do Brasil, o PIX é utilizado por cerca de 71% da população do Brasil. Então, tornam-se necessários alguns cuidados com esse sistema de pagamento. Vale ressaltar que, quando se trata da segurança financeira, é preciso ter atenção aos mínimos detalhes em suas transações.
Como regra geral, fique atento ao envio de informações pessoais e bancárias pelos aplicativos de mensagens ou chats de redes sociais. Caso tais informações cheguem às mãos dos criminosos, elas podem ser usadas para diversas situações.
Veja como evitar a dor de cabeça e se proteger:
Conheça o Mecanismo Especial de Devolução
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) foi instituído pelo Banco Central do Brasil visando tornar as transações mais seguras para os usuários do PIX.
Quando possíveis fraudes são identificadas pela vítima, ela deve fazer um boletim de ocorrência e notificar a instituição financeira utilizada. O banco do pagador solicitará o bloqueio da conta do recebedor na outra instituição.
Através da troca de informações entre as instituições envolvidas, o caso será analisado em até sete dias, para que ambas instituições tenham certeza sobre a fraude.
Em caso de confirmação, a instituição recebedora devolverá os valores ao banco pagador e, consequentemente, à vítima da fraude.
Gostou das dicas? Então acesse o nosso blog para mais informações financeiras.
Leia também: