quarta-feira - 19 de maio de 2021

Quando cobrar e quando esquecer uma dívida vencida?

Ter uma dívida vencida significa que o consumidor tem um débito com determinada empresa e que, por algum motivo, não pagou dentro do prazo. A falta desse pagamento pode levar o nome dele à inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Essa inadimplência pode amedrontar muitas empresas, porém todas vão acabar lidando com ela uma hora ou outra. Ainda que existam clientes que atrasam alguma dívida por puro esquecimento, outros usam de má-fé e demoram meses, até mesmo anos, para pagá-la — o que pode prejudicar bastante o seu negócio.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar um pouco mais sobre o que fazer em casos de inadimplência e como cobrar essas dívidas vencidas. Confira!

Perfil do devedor

Antes de partir para a ação, você deve conhecer qual é o perfil do seu devedor. Isso é importante para saber a melhor maneira de cobrar a pessoa sem que ela se esquive e deixe de pagar a dívida mais uma vez.

Veja quais são os 4 perfis de devedores existentes:

  • Devedor ocasional: é aquela pessoa que eventualmente esqueceu de pagar a conta por razão de imprevistos;
  • Devedor crônico: pessoa que tende a atrasar constantemente suas dívidas devido à falta de organização financeira;
  • Devedor negligente: por não ter controle financeiro, esse tipo de devedor é aquele que contrai dívidas num valor maior ao que recebe no mês. Logo, ele pode levar um grande período para quitá-las;
  • Mau pagador: os maus pagadores são pessoas que não dão atenção às suas dívidas nem às cobranças feitas. 

Sabendo qual é o perfil do cliente que tem dívida com a sua empresa, fica mais fácil de abordá-lo e reaver o que é seu por direito.

Quando começar a cobrar

Quando uma conta deixa de ser paga, no dia seguinte ela já é considerada como atrasada. Sendo assim, o ideal é que você comece a fazer o trabalho de cobrança o quanto antes. Afinal, na maioria das vezes, quem cobra primeiro pode ser priorizado na hora de receber os débitos.

Dentre as razões para começar a cobrar uma dívida logo que ela vence estão:

  • O valor ainda não sofreu reajustes devido aos juros e multas;
  • O cliente vê que você tem interesse em manter um bom relacionamento com ele;
  • As renegociações não são necessárias, assim como o reajuste do valor devido.

Estratégias para que a inadimplência não ocorra

Caso o seu devedor seja ocasional ou crônico, algumas estratégias na hora da venda ou da cobrança podem evitar com que ele atrase novamente algum pagamento:

  • Acompanhe diariamente os pagamentos dos seus clientes, de forma a encontrar possíveis divergências entre contas a pagar e a receber;
  • Incentive o pagamento com cartão de crédito — assim, o valor concedido é pago diretamente pela operadora, garantindo que você receberá o esperado;
  • Crie uma política de bonificações para quem paga suas contas em dia, como programas de fidelidade ou descontos numa nova compra.

Quando esquecer

Cobrar uma dívida avidamente também tem seu custo 一 de tempo e de energia. Por isso, avaliar se o valor devido vale uma ação judicial antes dele caducar é fundamental, até porque existem outras maneiras de recuperá-lo.

Uma forma de você receber esse valor, mesmo que parcialmente, é por meio da cessão de créditos. Dessa forma, você cede o direito de cobrança a outra empresa, recebe o valor devido e não precisa mais se preocupar com essa questão.

Neste sentido, o Portal Cessão de Créditos pode ajudar você a encontrar as melhores oportunidades para a venda de sua carteira. Clique aqui e saiba como você pode anunciá-la na plataforma. Se precisar, entre em contato e converse com um especialista.

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