quarta-feira - 18 de dezembro de 2019

Qual o papel da Master Service?

Assim como qualquer segmento, quem entra no mercado de cessão de créditos vai se deparar com alguns termos específicos. Um deles é Master Service.

Resumindo em poucas palavras, Master Service são empresas especializadas na aquisição e recuperação de direitos creditórios não performados. A definição foi dada ao blog por Alexandre Rosa, co-fundador da Tróchia, uma Master Service brasileira.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, nos aprofundamos no bate-papo com Rosa e o resultado você confere abaixo!

– Em qual momento deve-se procurar uma Master Service?

Alexandre Rosa: Uma Master Servicer pode ser prestadora de serviço do cedente de uma carteira em algumas situações: para precificá-la para a venda, para analisá-la e certificar se a melhor estratégia é a venda mesmo, ou ainda se cabe uma nova estratégia de recuperação, buscando sempre o melhor resultado da carteira.

Outra situação é quando a Master Service atua como prestadora para um cessionário/investidor. Neste lado da mesa, trabalha-se para buscar uma rentabilidade mínima estabelecida (TIR e Cash on Cash) e um tempo estimado do retorno do investimento.

– A Master Service pode atuar em qualquer tamanho de carteira na cessão de créditos?

No caso da Tróchia, somos uma empresa dedicada na aquisição e recuperação de créditos não performados pessoas físicas e PJtinha desde 2016. Somos 100% cloud e nosso sistema é on-line e real time, não há troca de arquivos. Isso nos permite sermos altamente escaláveis, com qualquer tamanho de carteira e produto.

– Quais as vantagens de ter uma Master Service?

A Visão que temos é que as empresas precisam trabalhar e buscar maior rentabilidade nas suas empresas investindo o tempo e dinheiro no seu core business. Recuperação de crédito não é uma atividade estratégica das empresas e normalmente se tem um budget limitado de investimento, resultando em baixa performance de recuperação.

As empresas deveriam ter uma estrutura mínima de recuperação de crédito, reduzindo assim seus custos com pessoas, sistemas, e capital de giro. Recursos bons dispensados em busca de um direito creditório incerto.

As empresas de Master Service normalmente trabalham com fee varíavel, um % do caixa recuperado. E essa é uma grande vantagem para as empresas, pois o recurso gasto provém de um recurso que não existia.

Na Tróchia, as carteiras são trabalhadas de forma personalizada. Estudamos o perfil da carteira, investimos em um score híbrido de recuperação, identificando maior probabilidade de recuperação por cada cpf ou cnpj. Assim reduzimos o tempo de recuperação, valorizamos o ativo, pois há uma menor provisão de perda, e por consequência, trazemos maior rentabilidade para a carteira.

– Tendo em vista o ano de 2019, o que podemos esperar deste mercado em 2020?

Atualmente, o mercado possui aproximadamente 65 milhões de pessoas inadimplentes, quase 265 bilhões em dívidas. Há muita oportunidade no mercado. Com a Selic a 4,5% ao ano os investidores precisarão diversificar seus investimentos. Os fundos de investimento em direitos de créditos não performados, em média, buscam investimentos com uma TIR entre 30/35% ao ano e um Cash on Cash de 1,6 / 1,8 sobre o capital investido.

Com a projeção de um PIB de 1,5% a 2,0%, pessoas voltarão ao mercado de trabalho, voltarão a ter renda e buscarão de forma imediata limpar seu nome dos bureaus de créditos renegociando suas dívidas.

Quer mais dicas? Veja como fazer a avaliação de quanto vale uma carteira de créditos.