A cessão de créditos é o processo de transferência de créditos adimplentes ou inadimplentes de uma empresa para outra. De caráter jurídico, esse trâmite pode ser bastante vantajoso àqueles que precisam de fluxo de caixa rápido e não sabem de que forma conseguir isso.
Dentro do procedimento, há três partes envolvidas: o cedente (quem transfere o crédito), o cessionário (quem recebe o direito dos créditos) e o cedido (devedor). É importante frisar que, em uma cessão de créditos, o devedor não precisa estar de acordo ou não.
Confira a seguir alguns motivos para você considerar essa prática em sua empresa.
Quando uma cessão de créditos é realizada, as partes envolvidas saem beneficiadas no processo, saiba como:
O procedimento elimina os riscos relacionados ao recebimento daqueles créditos mesmo que ocorra um deságio na transação. Além do que, em alguns casos, a empresa ter benefícios fiscais.
Uma pessoa não deixa de pagar uma conta porque quer. Na verdade, muitas vezes as dívidas se acumulam pela falta de recursos financeiros por parte do devedor.
Sendo assim, quando os créditos vencidos de uma empresa passam para uma que seja especializada em cobrança, a chance de chegar num acordo vantajoso é maior.
A criação de liquidez sobre créditos vencidos é fundamental para que o mercado financeiro continue funcionando. Isso acontece porque, quando a inadimplência é reduzida, as oportunidades de crédito surgem e, consequentemente, mais investimentos são feitos.
Além da cessão de créditos ser uma ótima opção para as empresas que enfrentam as consequências da crise econômica causadas pela pandemia do coronavírus, a atividade também é muito benéfica para reduzir o impacto da inadimplência.
Para se ter uma ideia, na última edição do “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil”, publicada em janeiro de 2022, constatou-se que o número de inadimplentes no Brasil superou os 63 milhões. É uma taxa extremamente alta e que precisa ser trabalhada.
Diante dessa realidade, muitas empresas têm buscado alternativas viáveis para recuperarem os valores que são devidos – e uma delas é a cessão de créditos. De acordo com especialistas da área, quando uma carteira de créditos é transferida para um terceiro, a chance de recuperação daquele valor é muito mais alta.
Além do mais, a prática auxilia no fluxo de caixa imediato, dando mais fôlego para que os negócios continuem acontecendo.
Durante vários anos, os grandes players da área de cessão de créditos investiam apenas em carteiras com saldos muito grandes, deixando de lado aquelas que tinham valores menores.
Porém, com o amadurecimento do mercado de créditos inadimplentes, essas carteiras menores passaram a ser olhadas de outra forma. Finalmente, os investidores entenderam que ali existiam oportunidades interessantes e, por isso, começaram a reavaliar o seu potencial.
Neste novo cenário, o Portal Cessão de Créditos surgiu para que as vendas fossem mais simplificadas entre os cedentes e os investidores. Funcionando como uma vitrine de oportunidades, nossa plataforma trabalha com diversas modalidades de ativos, garantindo vantagens a todos os envolvidos.
Leia também: