O planejamento financeiro empresarial é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa a curto, médio ou longo prazo.
Através dele realizam-se projeções de receitas, despesas e projeções de cenários. Desse modo, empreendedores e gestores compreendem a realidade de seus negócios e a partir daí traçam objetivos e estipulam metas para alcançar o sucesso no futuro.
Diversos indicadores e métodos podem ser usados para realizar o planejamento financeiro, tais como projeções de receitas, custos e despesas, entre outros.
A realização do planejamento financeiro é muito importante para manter a saúde financeira dos negócios. Assim, apresentamos um instrumento que pode ser considerado, a cessão de créditos para equilibrar o fluxo de caixa das empresas.
Siga a leitura para entender melhor!
O planejamento financeiro representa um conjunto de ações, ferramentas e indicadores que auxiliam o gerenciamento dos recursos financeiros de uma empresa, visando aplicá-los com maior assertividade para conseguir resultados melhores.
Para isso, ele analisa a realidade financeira de um negócio e em seguida faz a previsão de receitas e despesas, além de projetar cenários. Por fim, ele aponta quais são as necessidades, apresenta soluções para ampliar os resultados e otimizar o gasto dos recursos financeiros, assim, resguardando o capital empresarial e mantendo as operações em dia.
O impacto do planejamento financeiro sobre qualquer negócio é enorme. Ele pode trazer sucesso e prosperidade quando bem elaborado. Mas em contrapartida, a falta dele pode acarretar até no fechamento de um empreendimento.
A cessão de créditos é o processo de transferência de créditos adimplentes ou inadimplentes de uma empresa para outra. Nele, há três partes envolvidas: o cedente, o cessionário e o cedido. Respectivamente, são: a empresa que transfere o crédito, a empresa que recebe o direito dos créditos e quem deve (podendo ser pessoa física ou jurídica).
Transferir os direitos de cobrança de uma carteira de créditos pode ser um bom negócio para empresas que precisam levantar capital para manter suas operações em funcionamento e também pode proporcionar redução de gastos com sua operação de cobrança.
Portanto, caso o seu negócio esteja com dificuldades em negociar dívidas em atraso ou não tenha um setor especializado em cobranças, a cessão de créditos pode ser incluída no planejamento financeiro como uma alternativa interessante para obter fluxo de caixa imediato e repassar os direitos de cobranças às empresas especializadas.
Neste artigo, vimos a importância do planejamento financeiro para analisar as finanças atuais de um negócio e projetar caminhos para alcançar melhor performance em seus negócios.
Em seguida, ressaltamos como a cessão de crédito pode ser uma ferramenta interessante para considerar durante seu planejamento, principalmente, caso haja a necessidade de levantamento de capital.
Quer levar a cessão de créditos para o planejamento financeiro da sua empresa? Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas.
Leia também:
Planejamento 2024: porque considerar a cessão de créditos
Planejamento financeiro: as melhores estratégias para montar o seu