Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio empreendimento. No entanto, se ele não for estruturado da maneira correta, é bem provável que feche em pouco tempo.
Um dos pontos fundamentais para se atentar antes de qualquer coisa é o financeiro. Saber exatamente qual o seu orçamento, bem como de que forma ele vai estruturar o seu negócio, é a chave para o sucesso.
Hoje, mesmo sabendo da importância de um bom planejamento financeiro, várias pequenas e médias empresas não o fazem simplesmente por falta de conhecimento. Por conta disso, neste conteúdo, compilamos um passo a passo de como montar essa ferramenta tão importante.
Um planejamento financeiro feito corretamente é o que vai diferenciar uma boa empresa de uma que está à deriva da própria sorte.
Em um primeiro momento, você deve fazer um levantamento de todas as informações pertinentes sobre a sua empresa. Analise o mercado como um todo, assim como o tempo que você está inserido nele. Além disso, verifique os seus pontos positivos e negativos (tanto internos, quanto externos) e, posteriormente, coloque-os em uma matriz SWOT.
Com todos os dados em mãos, é possível começar, de fato, o seu planejamento.
Com certeza você sabe onde quer que sua empresa chegue, certo? Porém, você já encarou isso diante de seus olhos? Se não, é hora de escrever todos os seus objetivos em um papel e definir de que forma você vai atingir cada um deles.
Depois dos objetivos empresariais estarem bem definidos, você deve observar como eles estão caminhando de acordo com o seu orçamento. Estipule um teto para ser gasto por mês e acompanhe de perto se ele está sendo cumprido. Se necessário, realize cortes de custos para chegar ao destino final.
Ao monitorar a saúde financeira da empresa, você terá uma noção se ela está dando lucro ou prejuízo – mas, independentemente dela estar lucrativa ou não, é essencial que se tenha um fluxo de caixa organizado.
Fora o dinheiro sobrando em caixa, você precisa ter, também, dinheiro que movimente o empreendimento, isto é, o montante que vai pagar fornecedores, funcionários, compra de materiais, etc.
O acompanhamento dos resultados precisa ser feito com uma periodicidade preestabelecida. Portanto, utilize métricas para avaliá-los e, assim, definir onde o orçamento deve ser mexido.
Manter uma empresa girando saudavelmente não é tarefa fácil – e é por isso que um planejamento financeiro bem estruturado, tal qual um bom fluxo de caixa, se fazem necessários.
Todavia, sabe-se que nem sempre o fluxo de caixa está disponível imediatamente. E é nessa hora que a cessão de créditos pode surgir como uma solução.
Por funcionar como uma transferência de créditos vencidos de uma empresa a outra, ao vender a sua carteira, você tem a garantia de ter aquele valor dado como perdido de maneira muito mais rápida. Além do mais, a burocracia de cobrar a dívida não fica mais sob sua responsabilidade, mas sim de uma empresa especialista nisso.
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