Bastante utilizado em países que compõem a União Europeia e o Reino Unido, o Open Banking, ultimamente, está sendo implantado em um novo lugar: o Brasil.
Anunciado pelo Banco Central (BC) em 2020, a implantação do Open Banking é baseada em 4 etapas – inclusive, no último dia 15 de dezembro, a quarta etapa foi iniciada, o que consolida a transição para o Open Finance.
Diante de todas as novidades que o Open Banking tem proporcionado às instituições financeiras e seus clientes, fica a dúvida: onde é que o mercado de crédito entra em toda essa história?
É com a intenção de responder essa pergunta que esse artigo foi escrito! Acompanhe a seguir.
Sistema desenvolvido pelo BC, o Open Banking chega ao mercado financeiro brasileiro a fim de permitir o compartilhamento de dados bancários dos usuários entre instituições financeiras. Com a transparência que o programa possibilita, pode ser realizada uma análise – mais profunda – sobre a capacidade de pagamento que determinada pessoa possui. Isso possibilita maiores chances de ter crédito aprovado.
Atualmente, a inadimplência no Brasil tem atingido índices cada vez maiores – contudo, nem sempre as pessoas que possuem dívidas em aberto são más pagadoras.
Pensando em facilitar o acesso ao mercado de crédito a esse público, o Open Banking surge como uma oportunidade para que os bancos possam olhar detalhadamente as transações bancárias de uma pessoa em específico. Dessa forma, ofertas mais competitivas podem surgir, inclusive com benefícios vantajosos ao cliente, como juros mais baixos.
Com os dados financeiros em mãos, as instituições podem analisar qual o fluxo de compra daquele potencial cliente, como se realizam os pagamentos e quais as prioridades de consumo que ele tem. Essa prática, que antes era limitada somente ao banco em que o cliente possui conta, faz com que a concessão de crédito seja assertiva e, de certa forma, mais barata.
Apesar do Open Banking estar em constante aprimoramento e com um calendário recheado de atualizações previsto para 2022, o mercado de crédito ainda precisa encarar de maneira correta esse novo desafio que é analisar dados financeiros e, a partir deles, formular as melhores soluções para quem está do outro lado – ou seja, o cliente.
O Portal Cessão de Créditos tem como objetivo facilitar a compra e venda de ativos distressed, estendendo a prática para pequenas e médias empresas também.
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