Você já parou para analisar quantos termos novos surgiram nos últimos meses no mundo das finanças brasileiro? É Pix, API, Open Banking… Mas você sabe exatamente o que significa e o que cada um deles pode fazer por você e pela sua experiência bancária?
No último mês, o Portal Cessão de Créditos explicou o motivo da corrida contra o tempo dos bancos para que seus clientes cadastrassem as chaves Pix com eles — confira o texto completo aqui. Mas não pense que as mudanças no sistema financeiro param por aí.
Hoje vamos explicar sobre o Open Banking, uma inovação que tem o intuito de fazer com que você acesse todos os seus dados bancários em um único lugar. Acompanhe a leitura e fique por dentro de todas as informações sobre mais essa novidade incentivada pelo Banco Central (BC).
Em tradução livre, Open Banking significa “banco aberto”, o que, de certa forma, ele será.
A partir de um conjunto de padrões de programação que possibilita a interatividade entre diferentes sistemas 一 também chamado de API 一, os dados bancários de uma pessoa, bem como seu histórico de transações, estarão disponíveis para quem quiser e/ou precisar analisar 一 desde que tenha a devida autorização por parte do cliente.
Com essa novidade, as pessoas não precisarão acessar o site ou o aplicativo de cada banco para verificar o saldo que possuem ou quais contas serão descontadas nos próximos dias, pois todos esses dados estarão integrados em uma única plataforma. Essa solução com certeza é reflexo das mudanças de comportamento das novas gerações de consumidores, uma vez que procuram por melhores experiências proporcionadas pelas empresas.
Apesar de que provavelmente muitos bancos tradicionais não estejam tão contentes com essa nova realidade, já que possuem alguns dados de clientes que nenhum outro possui, muitos profissionais afirmam que esse novo cenário será bom para todos. Para Maurício Minas, vice-presidente do Bradesco, essa abertura de dados pode ser muito bem aproveitada pelas instituições financeiras, pois, dessa forma, podem oferecer às pessoas novos serviços e produtos que estejam de acordo com o perfil de cada uma delas.
Além disso, a imagem “burocrática” que possuem há tantos anos pode ser substituída por uma mais acolhedora, ponto importante para os possíveis novos clientes.
Mesmo alguns bancos afirmando que não tinham condições de atualizar as plataformas digitais até novembro, data estipulada pelo BC para a primeira fase, a autarquia não mexeu nas regras e prazos.
Inicialmente, o Open Banking começa a ser implementado com os dados públicos das próprias instituições financeiras; depois, será a vez dos dados dos clientes; e apenas em outubro de 2021 é que serão oferecidos produtos em plataformas abertas.
Diante disso, muita coisa ainda pode acontecer 一 e o Portal Cessão de Créditos se compromete em trazer todas as novidades para você.
Leia mais: