quarta-feira - 27 de abril de 2022

3 coisas que você precisa saber antes de realizar uma cessão de créditos

A cessão de créditos é um excelente negócio para quem está sofrendo com a inadimplência dos clientes e precisa de dinheiro rápido no caixa para investir na empresa.

Desde que seja realizada de maneira estratégica, a prática traz diversas vantagens às partes envolvidas. Para o devedor, que possivelmente terá mais opções de negociação para pagar suas dívidas, para a empresa, por transferir os direitos de cobrança a um terceiro, e para este novo proprietário dos ativos, que buscará um retorno interessante para o seu investimento.

No entanto, apesar de todo o processo ser de ganha-ganha, é necessário ter alguns cuidados antes de realizar um processo de cessão de créditos – e são essas informações que trazemos a seguir.

Primeiro: o que é cessão de crédito?

Em linhas gerais, a cessão de crédito é uma prática em que uma empresa (cedente) transfere a um terceiro (cessionário) os direitos de cobrança de uma dívida de um cliente (cedido). Respaldada pela lei 10.406/2002, a ação é totalmente legal dentro do Brasil e vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

O que saber antes de transferir seus créditos?

Assim como tudo o que envolve o jurídico, é preciso ter cautela na hora de decidir pela cessão de crédito. Separamos 3 dicas que podem te ajudar com a segurança da negociação:

  1. Expertise do Cessionário (Comprador)

    Antes de vender uma carteira de créditos vencidos, é imprescindível entender muito bem como é a estrutura e a experiência do potencial comprador. Uma das principais preocupações de quem está vendendo é a questão do risco de imagem. Ou seja, como será a abordagem nas ações de cobrança pelo novo proprietário.
    Avaliar o histórico do comprador no mercado de aquisição de créditos vencidos é essencial.

  2. Saiba o que está dentro da lei e documente todo o processo

    Mesmo tendo respaldo legal, a cessão de crédito possui algumas particularidades jurídicas  que precisam ser muito bem alinhadas para não prejudicar a parte operacional no pós-cessão. Dessa forma, é interessante que, além de se observar os aspectos legais da operação, entenda-se como funciona todo o processo na prática.
    Ademais, é fundamental que o contrato de cessão de créditos a ser assinado entre as partes seja robusto – ou seja, um documento que dificilmente será contestado.

  3. Busque uma plataforma especializada

    Para que todo o procedimento seja feito conforme as leis e seguindo o padrão de mercado, principalmente em relação à transparência do processo de venda, é essencial contar com uma plataforma especializada neste mercado

Lançado no início de 2020, o Portal Cessão de Créditos funciona como uma vitrine onde oportunidades são compartilhadas com centenas de investidores.

Para conferir todas as carteiras disponíveis em nossa plataforma, acesse
www.portalcessaodecreditos.com.br. Se preferir, entre em contato e converse com um de nossos especialistas que irá te auxiliar do início ao fim.

Leia também: