quarta-feira - 5 de abril de 2023

O que é diversificação de investimentos?

A área de investimentos apresenta inúmeras possibilidades de lucrar, e isso pode trazer também alguns riscos a quem – não atento às tendências ou por perfil mais conservador – optar por aplicar seu capital em um único lugar. Por isso, dadas as circunstâncias do mercado, considerar diversificação de investimentos é uma forma de evitar perdas.

A diversificação de investimentos é um plano de ação que considera aplicar em lugares diferentes, diminuindo, assim, os riscos e potencializando os ganhos obtidos. No entanto, vale destacar que estratégia não é pertinente apenas aos mais experientes do ramo, sendo também recomendada aos iniciantes, independentemente do seu perfil.

Neste texto, trazemos conteúdo para que você possa compreender o assunto de modo mais aprofundado, ver quais são suas vantagens e as tendências para 2023.

As vantagens da diversificação de investimentos

Ao distribuir seu dinheiro em dois ou mais ativos, o investidor diminui os riscos de perdê-lo, porque não fica preso em uma única aplicação, que pode desvalorizar e complicar a situação do seu investimento. Ou seja, é uma forma de resguardar sua carteira de investimentos.

Imagine que certo investidor depositou seu capital em um único ativo, porém, com o passar do tempo o ativo desvalorizou. Sabe o que aconteceria? Uma perda considerável para ele. A diversificação de investimentos reduz o risco de sofrer golpes como esse, pois, deste modo, atingiria apenas uma parcela do seu patrimônio.

Existem duas categorias: a renda fixa e a renda variável. Então, é possível buscar aplicações diferentes dentro das mesmas categorias ou, ainda, optar por investir em ambas. A diversificação é considerada um pilar essencial para o investidor inteligente.

Portanto, as principais vantagens da diversificação de investimentos são:

  • Diminuição de riscos: resguardo de suas aplicações, evitando que sofra perdas em massa.
  • Potencialização dos ganhos: com múltiplos investimentos, as chances dos lucros crescerem melhoram.
  • Alta liquidez: a diversificação permite ao investidor aplicar onde possa obter a liquidez diária, ou seja, aplicação que pode ser resgatada imediatamente, como o Tesouro Direto.

Apesar da liberdade para investir mais, é altamente contraindicado que o investidor aplique pouco em muitos ativos, pois isso pode causar uma desordem incorrigível nas suas carteiras. Assim, é preciso conhecer seu perfil e realizar análises cuidadosas para escolher a melhor maneira de construí-las.

Tendências para a diversificação de investimentos em 2023

Como parte do seu planejamento de investimentos, o investidor precisa ter um olhar apurado para as tendências no mercado, caso contrário, deixará de fazer aplicações lucrativas.
Veja quais são:

  • Inteligência artificial: um setor de tecnologia que cresce ano após ano e que recentemente ganhou um destaque ainda maior por causa das promissoras revoluções divulgadas. O ChatGPT, por exemplo, abriu uma verdadeira corrida tecnológica. Então, esse é um setor para ficar de olho.
  • ESG: A pauta ESG (Environmental, Social and Governance) assumiu certo protagonismo nos últimos anos e a tendência é a de ser mais exigida dentro das empresas. Então, investimentos em áreas como descarbonização ou inclusão feminina nas empresas devem ganhar força.
  • Cessão de créditos: Uma opção para os investidores é o mercado de cessão de créditos. O investidor compra uma carteira de créditos vencidos de um credor por um preço menor do que receberá ao final da quitação dos vencimentos por parte do devedor.

Lançado no início de 2020, o Portal Cessão de Créditos funciona como uma vitrine onde oportunidades são compartilhadas com centenas de investidores.

Para conferir todas as carteiras disponíveis em nossa plataforma, acesse portalcessaodecreditos.com.br. Se preferir, entre em contato e converse com um de nossos especialistas que irá te auxiliar do início ao fim.

Leia também: