Nos últimos anos, o mercado financeiro passou por diversas mudanças, principalmente quando se trata de tecnologia. No entanto, foi mais recentemente que as inovações passaram a avançar de forma considerável no dia a dia de todos.
Fundamental para a Indústria 4.0, a transformação digital surge com dois conceitos-chave: a digitalização e a automatização. E sem fazer muito esforço, é possível observar esses dois pontos durante o uso dos principais serviços oferecidos por financeiras.
Todas essas questões são fundamentais para uma pessoa permanecer como cliente de uma empresa ou migrar para outra. Além disso, essa revolução digital pode, enfim, democratizar o acesso a serviços bancários de boa parte da população brasileira.
Confira no texto mais informações sobre o assunto.
Quando aplicada da maneira correta, a tecnologia consegue melhorar a experiência dos usuários. E isso vale para qualquer setor econômico, inclusive o financeiro.
Serviços que antes só podiam ser feitos presencialmente, hoje já conseguem ser resolvidos e oferecidos com apenas alguns cliques. Esse é o poder que a digitalização traz a todos.
Veja 3 exemplos de como a transformação digital está inserida nesse mercado:
Antigamente, os principais meios de pagamento eram dinheiro, cheque ou cartão. Contudo, com o passar dos anos, junto com o avanço da tecnologia, o mercado já disponibiliza novos meios de pagamentos eletrônicos.
Uma das grandes reclamações das pessoas está relacionada ao fato de precisarem ir até uma agência física para resolver problemas. Porém, graças aos bancos digitais e às fintechs, uma revolução foi realizada.
Agora, os clientes de um banco têm total autonomia na hora de realizar qualquer serviço financeiro. E isso não se restringe apenas aos bancos digitais, mas também às instituições tradicionais que têm se inserido cada vez mais nessa realidade.
Seguindo na linha do tópico anterior, a transformação digital trouxe agilidade para os profissionais e clientes bancários. As inovações foram tantas que já é possível abrir uma conta ou solicitar empréstimos diretamente de um dispositivo online.
Fora isso, toda aquela papelada que existia uns anos atrás para formalizar a contratação de um serviço foi substituída por documentos digitais.
Conseguir um empréstimo no Brasil pode ser bastante desafiador. Além dos juros altos da Selic, a diferença entre essa taxa e as que os bancos efetivamente cobram é um ponto a ser analisado.
Felizmente, por conta de inovações tecnológicas, ferramentas emergentes estão sendo desenvolvidas no campo da criptoeconomia. As DeFi, ou Finanças Descentralizadas, têm atuado em conjunto com o Open Finance e com o Real Digital, que já está em fase de testes, e, com elas, o acesso ao crédito será mais justo e eficiente.
A tecnologia no campo das finanças também diminui a distância entre o cliente e o serviço que busca. Um exemplo disso é o próprio Portal Cessão de Créditos, plataforma que reúne oportunidades de compra e venda de carteiras de créditos. Aqui, todo o processo da cessão é feito de maneira online, desde a hora do cadastro até a finalização da compra/venda. Caso queira entender mais sobre a Cessão de Créditos, entre em contato com nossos especialistas, diretamente pelo site.
Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br e conheça mais o nosso trabalho!
Leia também: