quarta-feira - 6 de outubro de 2021

Mercado de créditos vencidos pode bater recorde em 2021

De acordo com o Banco Central (BC), o montante de dívidas vencidas no Brasil ultrapassa os R$ 400 bilhões e, mesmo com o contexto da pandemia, empresas do nicho de Non Performing Loans (NPLs) estão em constante crescimento.

Apesar do volume dessas operações ainda ser pequeno no Brasil, o segmento tem atraído cada vez mais novos participantes. No texto de hoje, vamos te explicar um pouco mais sobre as projeções para esse mercado até o fim deste ano.

O cenário de 2021

Após um processo de espera no mercado de ativos distressed em 2020 devido à Covid-19, 2021 tem tudo para bater recorde.

Nos últimos meses, diversas empresas passaram a ver esse mercado como uma grande oportunidade. Além dos vendedores tradicionais, como os bancos, financeiras e alguns grandes varejistas, novos players estão demonstrando interesse nesta alternativa para “desovar” seus ativos estressados – como varejistas de médio porte, indústrias, instituições de ensino e até as fintechs.

Além disso, especialistas afirmam que tal segmento deve ganhar ainda mais destaque caso os bancos públicos se tornem vendedores de suas carteiras de créditos podres. Inclusive, o BNDES já está preparando um novo processo de cessão de carteiras inadimplentes para 2022.

Os valores que estão em jogo

Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, o valor pago em carteiras de créditos com este perfil em 2021 deve subir para R$ 6,3 bilhões. E mais do que isso: para 2022, estima-se que ele aumente ainda mais, chegando ao patamar de R$ 7,2 bilhões.

Contudo, esses são apenas os valores de compra, ou seja, aquilo que foi investido para deter os direitos sobre as dívidas. Como os novos credores vão atrás dos inadimplentes a fim de fazer a devida recuperação, os volumes transacionados no mercado de créditos inadimplentes podem chegar a R$ 40 bilhões, podendo ser ainda maior no próximo ano.

Engana-se quem acha que só as empresas saem ganhando nesse jogo. Como a intenção é recuperar o que já se considera perdido, o consumidor pode obter uma vantagem dentro da operação também, que é a de receber propostas mais atrativas para negociar sua dívida e, assim, voltar a ter seu nome limpo.

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