quarta-feira - 24 de agosto de 2022

Inflação: projeções e dicas para enfrentar

A inflação alta atinge todos os setores econômicos e impacta principalmente a estrutura social de um país. No Brasil, diante do cenário atual, muitas pessoas (e famílias) estão inadimplentes, tendo que realizar empréstimos para pagar as contas básicas – como luz, água e alimentação.

Apesar disso, há uma luz no fim do túnel. Resultado da baixa nos preços praticados nos Estados Unidos, os efeitos tendem a ser praticamente imediatos nos países emergentes, como o Brasil. E é por isso que as projeções para os próximos meses apontam para um panorama mais otimista.

Em julho, o índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA ficou estável perante o mês de junho, o que ajudou o real a se valorizar frente ao dólar. Isso também contribuiu para outra atividade: somente em agosto, os investimentos estrangeiros na Bolsa Brasileira quase dobraram.

Projeções

No último 15 de agosto, o Boletim Focus divulgou, pela sétima semana consecutiva, uma queda na previsão de inflação para 2022. Agora, o ano deve fechar em 7,02% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Mesmo com essa diminuição, as previsões para os próximos dois anos aumentaram: para 2023, ela passou de 5,36% para 5,38%; já para 2024, a alta será de 3,41% ante 3,3%. Para 2025, nada mudou: a inflação projetada permanece em 3%.

No último mês, o nosso país apresentou deflação, especialmente por conta da redução nos preços dos combustíveis e da energia elétrica. Essa queda se concentrou em dois dos nove grupos pesquisados: transportes e habitação.

Já nos outros sete grupos, os preços subiram – e o destaque fica para o de alimentação e bebidas, com uma alta de 1,30%.

Dicas para manter um fundo de reserva mesmo com a inflação alta

Com o aumento nos preços, é normal as pessoas deixarem de guardar dinheiro para alguma emergência – afinal, na situação atual, a emergência acontece agora.

Contudo, especialistas da área financeira afirmam que esse é justamente o momento de manter a reserva de emergência, pois mesmo com a alta nos produtos, imprevistos não deixam de surgir.

Veja a seguir algumas dicas de como você pode fazer um fundo de reserva mesmo com a inflação alta:

  • Calcule os custos mensais: você só vai saber o valor que será despendido para o seu fundo de reserva quando calcular todos os seus gastos mensais;
  • Quite as suas dívidas: quando for mapear seus gastos do mês, não se esqueça de incluir suas dívidas, pois quando se há contas pendentes, não tem como focar no fundo de reserva;
  • Corte alguns gastos: infelizmente, alguns gastos vão precisar ser cortados para que você consiga guardar algum dinheiro; 
  • Guarde uma parte do dinheiro assim que receber o salário: faça dessa prática um hábito.

O Portal Cessão de Créditos é uma plataforma que te mostra o quão fácil é o processo de compra e venda de carteiras de créditos vencidos. Além disso, ele também disponibiliza a você um blog com as notícias mais recentes do mercado.

Leia também: