quarta-feira - 26 de fevereiro de 2020

Inadimplência entre os idosos é a que mais cresce no Brasil

Novos dados do Serasa Experience informam que a inadimplência entre os idosos é a que mais cresce no Brasil. Os dados foram coletados entre outubro de 2018 e outubro de 2019, e apontam que 900 mil pessoas com mais de 60 anos não cumpriram algum dos seus compromissos financeiros. No total são 9,8 milhões de brasileiros dessa faixa etária inadimplentes. Um crescimento de mais de 10%.

Ainda segundo o instituto, essa faixa etária ainda protagoniza uma contradição, pois ao mesmo tempo em que têm a melhor pontuação de crédito (em razão do longo histórico e da aposentadoria), são também os que mais têm deixado de pagar as contas em dia.

Dentre os motivos que podem justificar a alta dos inadimplentes entre os idosos estão a facilidade de crédito e a falta de educação financeira. Os especialistas ainda apontam que a relação com a família e a dificuldade em lidar com a queda na renda após a aposentadoria também é algo a ser considerado.

Também de acordo com uma pesquisa do Serasa, homens e mulheres têm praticamente o mesmo nível de inadimplência. Elas tendem a ter mais pagamentos atrasados em contas de casa, como água, luz e gás. Já eles acumulam mais dívidas com cartões de crédito e bancos.

Querendo entender melhor os tipos de devedores? Então confira quais as quatro classificações existentes.