Cinco meses de 2023 já se passaram e, desde o início do novo Governo, diversas pautas acerca da economia brasileira foram discutidas e implementadas.
Um exemplo disso é que, no final de abril, o ministro da Fazenda, anunciou 13 medidas para estimular o mercado de crédito no país. Essas medidas visam impulsionar as Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Entre as medidas, está o aumento do “mínimo existencial”, o valor mínimo que uma pessoa precisa ter garantido para sua sobrevivência e que não pode ser comprometido com dívidas.
Neste conteúdo, você entenderá mais sobre as medidas e sua importância para a economia do Brasil.
Embora todas as medidas tenham os seus benefícios, algumas se destacam por terem um impacto mais imediato no dia a dia da população.
Além do já comentado aumento do “mínimo existencial”, que irá regulamentar a Lei do Superendividamento, o pacote apresenta algumas propostas que irão influenciar diretamente no financiamento de novos projetos de infraestrutura e também na simplificação da emissão de debêntures em geral.
A seguir, veja quais são as 13 medidas anunciadas:
A equipe econômica do Governo Federal espera que todas as medidas impulsionem o mercado de crédito brasileiro, diminuindo as taxas de juros. Além disso, conforme comentado por Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, o pacote também objetiva a garantia de segurança financeira e jurídica.
Apesar de funcionarem bem de forma isolada, elas são complementares entre si. Para André Roncaglia, economista e professor da Unifesp, essas propostas não têm tanta força para a expansão de crédito se a economia do país não crescer e a taxa Selic não cair.
Sem isso, os resultados serão bem limitados.
O Portal Cessão de Créditos visa melhorar o trâmite que existe, hoje, no mercado de cessão de créditos. Além disso, considera-se essencial a divulgação das notícias relacionadas ao setor econômico – por isso, acompanhe sempre as notícias no blog!
Leia também: