Segundo a Serasa, o número de inadimplentes no Brasil passou de 61,56 milhões de pessoas em fevereiro para 62,56 milhões em março. Ou seja, houve um aumento de um milhão de endividados em um mês. Diante disso, as empresas precisam se organizar para que esses créditos inadimplidos possam ser recuperados 一 senão em sua totalidade, pelo menos em parte.
Nesse sentido, de acordo com a NPL Brasil, o melhor caminho a seguir é por meio de negociações integrativas, focadas nos interesses e na satisfação das partes. Quem afirma é a head de aquisições da empresa, Mariana Gonçalves Gabriel, entrevistada do mês do Portal Cessão de Créditos.
Formada pela Universidade de São Paulo (FEA – USP) em Administração de Empresas, Mariana iniciou a carreira de recuperação de créditos junto ao Itaú BBA. Agora, na NPL, a profissional coordena a equipe de prospecção e business intelligence para visão integrada de casos e carteiras.
Na entrevista, além de apontar como maximizar a recuperação, ela também fala sobre sua visão sobre o mercado de cessão de créditos atualmente. Confira!
Mariana Gabriel: A NPL Brasil é uma plataforma full service e independente para gestão de créditos inadimplidos, o que nos permite prestar serviços de gestão para investidores (nacionais e estrangeiros), bancos, fundações, fundos e empresas em geral. Atualmente temos R$ 3,6 bilhões sob gestão distribuídos em aproximadamente 1.000 casos, parte adquirida com recursos próprios.
MG: Para a NPL Brasil, três fatores são fundamentais para obter sucesso na recuperação de créditos inadimplidos: (i) equipe multidisciplinar que consegue traçar soluções criativas; (ii) estratégia jurídica assertiva; e (iii) uso intensivo de tecnologia.
Acreditamos na maximização da recuperação através de negociações integrativas, focadas nos interesses e na satisfação das partes. Entendemos que a abordagem colaborativa é o melhor caminho a se seguir.
MG: Conhecer o perfil dos devedores sempre foi o grande desafio das empresas de recuperação de crédito. O avanço da tecnologia, o aumento exponencial de ferramentas digitais diversas e surgimento das plataformas de Big Data Analytics permitiram, inclusive aos grandes players, a utilização de um grande volume de dados confiáveis e atualizados para definir o perfil dos devedores e a melhor estratégia negocial, tudo de forma muito rápida e fácil.
MG: Nos últimos 5 anos, o mercado de NPL cresceu 25% ao ano, taxa esta que deverá se manter ao longo dos próximos anos. Esse crescimento está relacionado, primeiramente, ao aumento do incentivo para venda. Afinal, além dos benefícios contábeis e fiscais atrelados à cessão de créditos, o aumento da inadimplência faz com que os credores olhem para as dívidas e reestruturações mais recentes.
Além disso, o aumento também pode ser atribuído aos novos entrantes, como os bancos públicos e de desenvolvimento, assim como as cooperativas de crédito e fundações, que serão os grandes provedores do mercado de NPL.
Se você tem uma carteira de créditos vencidos e deseja entender mais como funciona todo o processo de venda, o Portal Cessão de Créditos pode esclarecer todas as suas dúvidas. Para isso, preencha o formulário e entre em contato.
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