IES

quarta-feira - 31 de março de 2021

Como a cessão de créditos pode ser aplicada nas IES, segundo Bruno Figueiredo

A cessão de créditos é um negócio jurídico cada vez mais procurado por diferentes segmentos de empresas. No Portal Cessão de Créditos, por exemplo, são anunciadas desde carteiras de instituições financeiras, créditos comerciais, fintechs e até indústrias. Inclusive, para se ter uma ideia da dimensão do negócio, Instituições de Ensino Superior (IES) também podem se beneficiar da prática, principalmente após a taxa de inadimplência entre os alunos ter aumentado bastante durante a pandemia.

Para entender um pouco mais sobre essa questão, conversamos com o líder de comunicação e head de negócios e marketing do Grupo DDM –  uma assessoria especializada em gestão da inadimplência –, Bruno Figueiredo. Graduado em Publicidade pela Universidade Veiga de Almeida, além dos cargos mencionados, Figueiredo também lidera os times de parcerias, branding e UX da DDM.

Confira!

Portal Cessão de Créditos: Qual é a importância da cessão de créditos nesses mais de 20 anos de atuação da DDM no mercado de recuperação de ativos? 

Bruno Figueiredo: O Grupo DDM nasceu com o princípio de ajudar IES brasileiras a enxergarem seus setores financeiros “fora da caixa” e, principalmente, entenderem que são mais que “débitos a se recuperar”. Portanto, nossa expertise para recuperar débitos e ajudar exponencialmente no fluxo de caixa das instituições é apenas um complemento do processo. 

Nosso grande diferencial está, concomitantemente,  em duas etapas: Tecnologia e Experiência do Usuário (Aluno). Algo que já realizamos há anos, mas que fez mais sentido ainda com o início desta pandemia. Afinal, o público alunado passa por dificuldades e quer um braço amigo na hora de negociar seu débito. Além de só ser cobrado, retemos ele dentro da sala de aula. 

Com certeza esse é o melhor caminho para um resultado financeiro eficaz paralelo a uma experiência positiva do aluno. A cessão de crédito tem sido uma alternativa utilizada por algumas IES para injetar capital em seu fluxo de caixa, tendo a DDM auxiliado as mesmas a estruturar essas operações com total segurança.

Portal: Por conta da pandemia do coronavírus, as entidades privadas de educação tiveram aumento na taxa de alunos inadimplentes quando comparado a 2019. Qual a importância da cessão de créditos nesse cenário?

BF: O ano de 2020 foi de fato um momento de muita apreensão, pois além do crescimento da inadimplência, houve perdas na base de alunos. Para empresas que já investiam em tecnologia, a implantação de Educação a Distância foi apenas questão de adaptação. Mas ter uma parceira na área financeira para conter a inadimplência fez total diferença nas IES. 

Conseguimos manter nossos indicadores de retenção acima dos 80%, algo impressionante num cenário de crise. A decisão de optar por uma operação de cessão de créditos num momento de perda de receita pode ser uma opção para que a IES se capitalize, permitindo a realização de investimentos necessários visando se readequarem ao atual cenário.

Portal: Vocês já utilizaram o serviço do nosso Portal, correto? O que os motivou a isso e como se deu o processo?

BF: Correto! Apesar de termos foco no setor educacional, igualmente atendemos clientes do ramo empresarial quando há fit operacional. Como temos experiência na compra de carteiras, os serviços oferecidos pelo Portal nos proporcionam identificar potenciais novos negócios para futuras operações.

Portal: Para finalizar, qual a sua visão sobre o cenário econômico brasileiro? Você já viu algum tipo de melhoria ao comparar com 2020?

BF: Se compararmos com meses anteriores, houve o que acredito ser a “virada de chave”, algo que serviu para que empreendedores, alunos, diretores, e muitos outros, se adaptassem à nova forma que se vende, aprende, produz e ensina.  

Acreditar num cenário otimista brasileiro está cada vez mais difícil, entretanto, em meio às dificuldades sempre surgem ideias inovadoras e sacadas essenciais para tornar momentos difíceis em oportunidades de crescimento perante a crise. É, sem dúvidas, o momento de confiarmos na excelência profissional e know-how dos que querem nos ajudar financeiramente, principalmente quando se deseja ter maior controle de gestão. 

Estamos firmes em nosso propósito. Já foram mais de 150 clientes, de escolas à universidades, de empreendimentos regionais à multinacionais, auxiliados por nossas ações de  assessoria financeira e jurídica, recuperação de crédito, retenção, captação e soluções de pagamento digital, como nosso DDMpay, entre muitas outras soluções 100% customizadas para seu negócio.


Gostou do que leu? Então você com certeza vai gostar da entrevista com a advogada especialista em direito empresarial Maria Tereza Tedde. Clique aqui e confira!