Em uma pesquisa recente, o Serasa revelou alguns números preocupantes sobre a inadimplência no Brasil. Segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas, da Serasa Experian, cerca de 6,7 milhões de empresas iniciaram 2024 com dívidas acumuladas. Esse número representa um crescimento de 300 mil CNPJs em relação a 2023.
Vale lembrar que o início de ano tradicionalmente se caracteriza como um período sensível tanto para pessoas físicas, quanto para as jurídicas. Isso porque há uma sobrecarga de despesas sazonais, tais como IPVA e IPTU, por exemplo. E o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, enxerga exatamente nessas despesas um fator potencializador para o aumento da inadimplência nos primeiros meses do ano.
Sendo assim, diante do cenário exposto, onde a soma das dívidas equivale a R$ 127,8 bilhões, o mercado da cessão de créditos pode ser uma alternativa interessante e efetiva para quem precisa equilibrar o fluxo de caixa e mitigar os efeitos mais danosos causados pela inadimplência.
Continue a leitura deste artigo para entender como a cessão de crédito pode te ajudar!
Traduzindo os dados em fatos, o número de dívidas em aberto liga um alerta para o setor econômico. Afinal, há o risco de algumas empresas não conseguirem capital para manter suas atividades devido a falta de pagamento, entre outros problemas.
Esse montante de dívidas também freia o crescimento econômico do país. “Enquanto a inadimplência for alta, as empresas não vão investir”, disse Luiz Rabi, em entrevista à Veja.
Outro ponto a ser observado é que a inadimplência alta também trava a batalha pela queda dos juros. E a diminuição deste item é imprescindível para facilitar os pagamentos dos inadimplentes. No entanto, o cenário atual não é favorável para que o Governo reduza a taxa Selic, que serve de balizadora para as taxas de juros das instituições financeiras.
A seguir, detalhamos os números do Indicador de Inadimplência das Empresas para uma melhor compreensão. Começamos com os setores que possuem mais empresas no vermelho. Confira:
O setor de Serviços ocupa o topo da pesquisa, tendo assim o maior número de empresas inadimplentes.
Separando por região, os cinco estados com mais empresas negativadas foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
A cessão de crédito é um processo no qual ocorre a transferência dos direitos de cobrança de créditos vencidos. Assim, o cedente (parte que vende a carteira) repassa os direitos de cobrança e negociação a um cessionário (parte que compra a carteira). Leia mais sobre o assunto aqui.
Em termos mais simples, é uma forma bastante acessível de uma empresa para diminuir as despesas e gerar caixa. Isso porque apesar de recuperar parte do valor total da dívida, há redução de despesas com a equipe de cobrança.
Os dados revelados pela pesquisa do Serasa evidenciam os riscos econômicos gerados pela inadimplência.
Ao longo desse texto, destacamos a necessidade de elaborar estratégias para que as empresas consigam pagar suas dívidas, e dentre elas a cessão de crédito é uma ótima alternativa.
Sobrou alguma dúvida sobre o mercado de cessão de crédito? Entre em contato com os nossos especialistas!
Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse: www.portalcessaodecreditos.com.br
Leia também:
Mercado de Crédito: o que é, qual a importância e como funciona?