A previsão de crédito brasileiro tem sido cada vez mais otimista – e quem mostra isso é a última edição da Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e divulgada no dia 07 de abril.
De acordo com os dados, agora a expansão de crédito pode atingir 8,3% a mais no saldo da carteira total – vale contar que na pesquisa anterior esse percentual estava em 7,6%. Com essa nova projeção, há uma aproximação ainda maior com a que foi divulgada pelo Banco Central no último Relatório de Inflação: 8,9%.
A Pesquisa Febraban é feita a cada 45 dias, logo depois da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ser lançada. Nessa última, o levantamento reuniu considerações de 19 bancos entre 22 e 29 de março de 2022.
Entenda melhor sobre os resultados.
Já é a segunda vez neste ano que ocorre um saldo positivo da expansão de crédito – o que é excelente para o mercado.
Esse crescimento está ligado principalmente à carteira com recursos livres, visto que sua expectativa de expansão é de 10,8%. Segundo o presidente da Febraban, Isaac Sidney, essa perspectiva de crescimento do crédito é muito importante, tendo em vista o cenário desfavorável em que o país vive.
Já para Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, essas revisões positivas da expansão de crédito para 2022 podem estar atreladas aos bons números conhecidos até agora. Mesmo com um cenário bastante pessimista em relação à economia, as expectativas para o crescimento parecem melhores, o que acaba ajudando o crédito.
A carteira com recursos livres, destaque da pesquisa, foi liderada pela carteira PJ (9,2% para 10,5%), seguida da carteira PF (9,8% para 10,5%). Quanto à carteira com recursos direcionados, a expansão da projeção foi de 5% para 5,3%. Essa foi a primeira edição em que se solicitou as aberturas para Pessoa Física e Pessoa Jurídica nessa modalidade.
Para 2023, a média das projeções para a carteira total ficou estável: 6,6%. Além disso, a revisão na carteira com recursos livres foi positiva (7,6% para 8,1%), o que acabou compensando a revisão negativa da carteira direcionada (4,4% para 3,9%).
A cessão de créditos é um importante componente do mercado de crédito. Com a modalidade, sua empresa pode conseguir com mais rapidez o dinheiro que está sendo devido por diversos clientes, melhorando o fluxo de caixa e colocando a economia para rodar.
A partir da nossa plataforma, você consegue estruturar um processo de cessão de créditos, contando com uma equipe com expertise de mercado dentro de uma plataforma com os maiores players do mercado.
Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br e saiba mais.
Leia também: