A alta da inadimplência dos consumidores é uma realidade que diversas empresas precisam lidar em seu dia a dia. Dentro desse universo entender melhor o perfil dos devedores é essencial para ter uma área de cobrança realmente efetiva e que saiba as melhores estratégias de negociação e abordagem em cada situação.
Aqui no blog já falamos um pouco sobre quem são esses devedores, ou inadimplentes. Mas você sabia que também existem classificações para os tipos de devedores?
Confira o texto abaixo e fique por dentro do assunto!
Como o próprio nome já sugere, esse perfil de devedor é um dos mais recorrentes e ocupam grande parte do tempo das empresas de cobrança. Não significa que ele tem problemas financeiros. Na realidade, na maior parte do tempo, trata-se de um consumidor que perde prazos e não se programa com pagamentos. A grande vantagem é que, em quase todos os casos, esse devedor acaba pagando. Pode ser que você encontre perfis que pedem mais negociação ou outros que nem pedem nada.
Aqui um perfil de devedor que tende a não ser tão recorrente. Isso porque esse consumidor costuma manter sua vida financeira em ordem. Quando não o faz é porque, provavelmente, surgiu algum imprevisto. Quando cobrados, eles tendem a quitar a dívida assim que possível. Uma dica é sempre estar atento ao histórico do devedor para não tratá-lo de uma forma mais ofensiva/incisiva. O devedor ocasional pode se irritar com a abordagem mais enfática, justamente por não ser um devedor crônico.
Outro perfil bastante comum, o devedor negligente se caracteriza por ser um consumidor desorganizado. Isso significa que ele pode esquecer de pagar suas contas por ter esquecido dos prazos e principalmente por não ter controle das finanças. Ou seja, acaba fazendo mais dívidas do que pode honrar. Com esse devedor, o papel do cobrador é o de lembrá-lo de seus compromissos. A dica é fazer abordagens mais incisivas, pois as negociações tendem a ser mais complexas, já que esse devedor não se preocupa muito com suas obrigações.
Provavelmente o pior perfil de devedor. O mau pagador é um dos maiores problemas das empresas de cobrança. Em geral ele já sabe que deve, faz isso com recorrência e mesmo assim se recusa a pagar, esquiva-se do cobrador de todas as formas, inventa desculpas, desaparece e não está nem um pouco preocupado com o seu nome. Esses casos devem ser tratados de forma mais enérgica, inclusive lembrando do devedor sobre as consequências legais da sua inadimplência.
Vamos continuar imersos no assunto devedores? Que tal agora ler um pouco sobre a importância da notificação ao devedor no processo de cessão de créditos?