quarta-feira - 4 de agosto de 2021

Conheça 4 soluções para a recuperação de créditos

Em agosto, o Brasil entra no 17º mês de pandemia e, além da crise sanitária, uma grande instabilidade econômica vem assolando o país. Problemas com a inadimplência são reflexos dessa estagnação que culmina no fechamento de empresas, falências e aumento de dívidas – sejam físicas ou empresariais.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mês de junho/2021 teve o maior percentual de famílias endividadas desde 2010: 69,7%. Esse número representa uma alta de 1,7% em relação a maio/2021 e de 2,5% quando comparado ao mesmo período de 2020. Levando em conta os dados atuais e projeções, a inadimplência ainda tende a crescer – como apontamos neste artigo.

Apesar dos pontos levantados acima, há algumas opções que ajudam gestores em busca de uma solução rápida e eficaz em restabelecer suas empresas economicamente 一 como é o caso da recuperação de créditos. 

Confira a seguir o que pode ser feito para você reaver o dinheiro de clientes que estão inadimplentes.

Alternativas para recuperar seus créditos

Fazer uma cobrança nunca é legal, seja para um negócio ou para um consumidor. Contudo, entrar em contato com quem está devendo pode ser uma oportunidade de reaver valores dados como perdidos.Saiba como isso pode ser feito de 4 maneiras diferentes:

1 – Apresente vantagens

Para que uma pessoa quite uma dívida em aberto, é preciso que ela veja a ação como uma vantagem. Analise o que pode ser feito por ela.

Por exemplo, caso o pagamento esteja em atraso por muito tempo, cogite oferecer descontos. Vale enfatizar o quanto a regularização é importante para que eventuais apontamentos no Serasa ou SCPC/Boa Vista sejam excluídos.

2 – Ofereça opções

Nem sempre alguém deixa uma conta vencer porque sentiu vontade. Na verdade, grande parte dos inadimplentes fica nessa situação por questões bastante pontuais. Por isso, é importante ficar atento aos tipos de devedores e saber qual seria o caso em questão.

Ao entrar em contato com o cliente, ofereça opções para que o pagamento possa ser efetivado. Parcelamento do valor, exclusão de multas ou juros e carência para início do pagamento de um acordo são algumas das sugestões mais atraentes. 

3 – Conheça o perfil do cliente

Quando se tem um histórico de inadimplência dentro da empresa, saber de que maneira o contato deve ser feito torna a abordagem de cobrança muito mais fácil e até mesmo eficaz. É importante ter em mãos informações que podem ser bastante valiosas, como o valor do débito, idade do devedor, a melhor forma de entrar em contato, se houve tentativas anteriores e até mesmo os motivos da inadimplência.

Ao conhecer o perfil do cliente e contatando-o de forma personalizada, você mostra interesse por ele e não somente uma relação de cobrança.

4 – Venda de carteira

Uma das alternativas mais importantes e considerada muito eficiente é vender a carteira de créditos vencidos. A partir da venda, você recupera parcialmente o valor de maneira rápida e consegue aplicá-lo dentro de sua própria empresa, a fim de investir em melhorias para enfrentar a situação econômica atual. 

Aqui no Portal Cessão de Créditos isso pode ser feito de maneira muito simples. Basta colocar os seus créditos à venda utilizando uma de nossas 3 modalidades disponíveis: classificados, carteiras premium ou processos competitivos.

Para conhecer melhor o passo a passo da venda, clique aqui e leia o nosso artigo específico sobre o assunto.