quarta-feira - 16 de novembro de 2022

Como as transformações digitais impactam o setor financeiro?

No filme O Telefone do Sr. Harrigan, lançado há pouco tempo na Netflix, vemos um idoso ficar perplexo ao descobrir que pode checar e controlar as ações que possui via celular. O caso ilustra de forma competente o avanço da tecnologia no setor financeiro. O acesso a atividades “na palma da mão” é um reflexo da transformação digital.

É difícil pensar em algum setor que não tenha sido impactado pelo avanço tecnológico. A expansão do mundo digital trouxe praticidade e abriu um enorme leque de possibilidades para todos os setores.

Algumas empresas nasceram e pertencem completamente ao mundo digital; outras, buscaram adaptação para não perder clientes. O mesmo pode-se dizer do comportamento das diferentes gerações que ou se adequam à realidade atual ou estarão “sempre atrasadas”. Portanto, é preciso estar atento às tendências e mudanças que atingem o setor financeiro porque elas serão determinantes para o bom desempenho dos negócios e investimentos, sejam eles corporativos ou pessoais. 

Transformação digital e segurança: como proteger as transações financeiras

Com a remodelação gerada pela tecnologia, o setor financeiro precisou se adaptar e, com isso, trouxe a praticidade para as mãos dos clientes, desburocratizando vários processos.

Os bancos, por exemplo, presenciaram uma certa descentralização. Afinal, os clientes agora realizam transações na palma da mão. Eles acompanham as atualizações, evoluções do mercado e tomam as decisões, tornando-se, assim, parte ativa dos procedimentos que até então eram restritos aos bancos.

A questão da segurança no âmbito digital ainda causa receios, mas a tecnologia também trouxe avanços nesse quesito. Vale ressaltar que a segurança começa com o usuário e suas escolhas. Para evitar alguns problemas, além das senhas numéricas, existem outras maneiras de manter os dispositivos seguros, bem como durante as operações.

Veja quais são:

  • Reconhecimento facial;
  • Criptografia;
  • Tokens de acesso;
  • Cartões virtuais;
  • Uso da digital.
Serviços rápidos e práticos

A transformação digital também beneficiou a otimização e o compartilhamento de dados financeiros. Como exemplos, podemos citar o Open Banking e o Open Finance.

  • Open Banking: permite um maior controle dos dados por parte do cliente e facilita o processo para enviá-los à instituição de sua preferência.
  • Open Finance: é um sistema de compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições financeiras, onde a padronização dos dados visa otimizar os processos e facilitar o acompanhamento.

Dos dois itens citados acima, o Open Finance auxilia muito as empresas do setor financeiro, porque os dados são obtidos com agilidade, de forma ampla e detalhada. 

Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br e saiba mais sobre o mercado de cessão de créditos.
Separamos dois links para você conhecer e ficar por dentro do assunto: