quarta-feira - 29 de janeiro de 2020

Cinco termos que você precisa saber do universo de cessão de créditos

Qualquer nicho específico de negócios traz consigo alguns termos particulares. Com o universo de cessão de créditos é a mesma coisa. Todo o processo que envolve desde a identificação de um ativo, passando pela sua precificação até chegar à efetiva cessão de créditos tem diversos passos. Portanto saber alguns termos específicos é muito importante.

No texto de hoje iniciamos esse glossário para facilitar o seu entendimento. Confira!

  • Cedente e Cessionário

Os principais termos para você iniciar no universo da cessão de créditos e fundamentais para entender o processo. O cedente e o cessionário são as partes envolvidas na compra e venda do ativo, sendo cedente aquele que vende e cessionário o comprador, que passa a ter legalmente o direito de fazer a cobrança.

  • Advisor

O Advisor é um profissional que dá todo o suporte no processo de cessão de créditos, acompanhando todas as fases do processo. Ou seja, ele pode auxiliar desde a preparação e precificação da carteira a ser colocada à venda, avaliar potenciais investidores, dar suporte na discussão do contrato, acompanhar a operação e todos os procedimentos também no pós cessão. Saiba mais sobre esse profissional e se você precisa de um no nosso texto anterior.

  • Due diligence

Uma espécie de auditoria, Due Diligence (diligência em português) é uma terminologia bastante comum no âmbito de aquisições para se referir ao processo de busca de informação sobre uma empresa. Contudo, quando falamos de cessão de créditos, esta avaliação é feita também nos ativos que estão sendo vendidos. Ou seja, busca-se avaliar a documentação que suporta os contratos que estão à venda, os critérios para concessão do crédito, campanhas e descontos que foram oferecidos antes da venda, etc. De uma forma geral, o processo de Due Dilligence tem o objetivo de obter informações para valorizar e fixar o preço final de uma operação.

  • Precificação

A precificação é, de fato, o ato de obter um valor para a negociação de um ativo entre um cedente e um cessionário. Para chegar a isso é necessária uma base de dados que permita essa precificação, que pode ser feita pelo Advisor, por exemplo, ou algum profissional capacitado. A precificação da carteira é baseada, principalmente, nas curvas de recuperação de carteiras similares que o Cessionário eventualmente já tenha trabalhado, avaliação do período de concessão dos créditos (existem períodos que as instituições são mais flexíveis na concessão do crédito, isso pode prejudicar o desempenho da recuperação), além de análise do cenário econômico atual que pode contribuir ou não para o sucesso na cobrança dos créditos.

  • NDA

É a sigla em inglês para non-disclosure agreement, ou seja, um acordo de não-divulgação, termo de confidencialidade. Na prática trata-se de um contrato legal entre as duas partes que irão fazer o processo da cessão de créditos. Em geral, o NDA é assinado quando as partes ainda são potenciais parceiros de negócios. Ou seja, não há necessariamente garantia de que a transação irá se confirmar.

Agora que você já está mais familiarizado com alguns termos, que tal conhecer o passo a passo de um processo de cessão de carteira de créditos?