Por mais que a pandemia apresente sinais de melhoria, com relação à crise sanitária que causou, os efeitos econômicos ainda estão presentes em muitas empresas – principalmente nas pequenas.
Para não fecharem suas portas, muitas delas recorreram a empréstimos, o que foi de grande ajuda. Contudo, algumas questões ainda precisam ser resolvidas, o que tem aumentado constantemente a demanda de crédito no mercado.
Segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, a busca por recursos financeiros em setembro de 2021 teve alta de 16,1% em comparação ao mesmo período de 2020. Dentre os segmentos que mais procuraram por crédito estão o de serviços (22,4%), indústria (12,5%) e comércio (10,3%).
No texto de hoje, você vai entender um pouco melhor sobre o que impulsionou essa oferta, além de conhecer algumas linhas de crédito disponíveis, caso sua empresa esteja precisando. Acompanhe a seguir.
A concessão de créditos tem sido fundamental para que empresas se mantenham abertas durante a crise econômica ocasionada pela Covid-19.
Segundo um estudo feito pela Vadu, os empréstimos para pessoas jurídicas passaram de R$ 1.385 trilhão em janeiro de 2020 para R$ 1.737 trilhão em junho de 2021. Além disso, o Relatório de Inflação divulgado pelo Banco Central (BC) em 30 de setembro apontou que o saldo total de créditos concedidos vai crescer 12,6% até o fim deste ano.
Um dos fatores que mais estimularam a procura por crédito foi o valor da Selic, a taxa básica de juros da economia. Por conta de diversas questões que aconteceram nos últimos meses, ela passou de 2% para 6,25% ao ano – e especialistas da área afirmam que talvez essa taxa feche em 8,25% no final de 2021.
Outro ponto que ajudou na expansão da demanda de crédito foi o início da operação do Open Banking, uma solução realizada pelo BC para que o consumidor possa ter acesso a mais ofertas de novos competidores, como financeiras e fintechs.
Caso você esteja pensando em recorrer a um empréstimo para a sua empresa, saiba que a pesquisa é fundamental, visto que existem diferentes possibilidades no mercado.
Para te ajudar a escolher a linha de crédito ideal para a sua realidade, listamos 3 das que são mais conhecidas e recorridas pelos empresários.
Ter dinheiro em caixa para fazer o seu negócio girar é imprescindível, principalmente para pagamento de pessoal e das contas. Por isso, essa linha de crédito é excelente para quem está em uma situação complicada, mas que não pode parar.
A antecipação de recebíveis é uma opção para quem precisa receber antecipadamente os valores de vendas efetuadas a prazo. Além de evitar que a empresa crie uma nova dívida, ela também pode ajudar a pagar contas em um curto prazo.
Referente aos empréstimos de baixos valores, assim como juros mais baixos, o microcrédito é destinado a pequenos empreendedores e MEIs. Porém, como a modalidade é de incentivo às empresas, o dinheiro precisa necessariamente ser investido no negócio.
Além dessas linhas de crédito que explicamos acima, há também uma outra maneira de ter dinheiro em caixa: a cessão de créditos.
Realizada entre um cedente e um investidor, essa modalidade permite que você tenha acesso aos valores dos créditos vencidos de forma muito rápida. E dentre as opções existentes para fazer isso acontecer, o Portal Cessão de Créditos com certeza é uma delas – e talvez a perfeita para te ajudar.
Acesse portalcessaodecreditos.com.br e saiba mais sobre o nosso trabalho.