quarta-feira - 30 de março de 2022

A revolução do mercado financeiro e a importância que as fintechs têm no processo

Muitas coisas mudam em um curto período de tempo – quando a tecnologia está aliada então, o processo ocorre ainda mais rápido. A partir dessa lógica, é de se observar a mudança e adaptação consideráveis que o setor financeiro apresenta todos os dias: fintechs, criptomoedas, aplicativos para pagamentos…

São vários os exemplos que podem ser citados, mas as fintechs com certeza são as novidades que mais impactaram o setor, principalmente quando se trata dos bancos tradicionais.

No texto a seguir, você vai entender melhor sobre a importância dessas startups, bem como de que forma se desenvolveram no mercado brasileiro e o reflexo disso. 

O que é fintech?

As fintechs são empresas que revolucionaram o mercado financeiro utilizando soluções em tecnologia. Porém, ao contrário do que muitos pensam, elas não se limitam apenas aos bancos digitais.

Essas empresas, apesar de serem categorizadas sob um mesmo nome, podem oferecer produtos e serviços distintos, como os listados abaixo:

  • Pagamento: PagSeguro, PicPay;
  • Investimento: Warren, PoupaBrasil;
  • Crédito ou empréstimo: Easy Crédito, Nexoos;
  • Crowdfunding: Vakinha, Catarse.
As fintechs no mercado brasileiro

Mesmo sendo recentes no Brasil, as fintechs já causaram uma enorme mudança na forma como as pessoas lidam com o dinheiro.

Surgidas no início da década de 2010, hoje o país já conta com mais de 600 empresas desse ramo, oferecendo os mais diversos serviços à população. Um dos motivos mais relevantes para esse número ser tão expressivo é o fato dos millennials já serem a maior parte da população adulta atual.

Por terem nascido entre 1980 e 1990, as pessoas dessa geração tiveram seu primeiro contato com a tecnologia ainda muito novos, o que foi o suficiente para modificar todo o comportamento de consumo existente.

Para elas, quanto menos etapas burocráticas precisarem enfrentar, melhor – e isso inclui os serviços financeiros também.

A importância dessas empresas para o mercado

O setor financeiro foi dominado durante muito tempo por bancos tradicionais. Com a chegada das fintechs, muitos benefícios surgiram, tanto para os clientes quanto para as próprias empresas. E isso, com certeza, demonstra o tamanho da importância que elas têm.

Conheça algumas:

  • Rapidez: tudo é feito de maneira muito mais rápida, sendo, muitas vezes, instantaneamente.
  • Menos burocracia: as burocracias que antes eram necessárias, como a assinatura de toda uma papelada, foram substituídas por assinaturas eletrônicas.
  • Serviços especializados: com várias opções no mercado, você pode escolher aquelas que mais se encaixam com o que você procura. Afinal, as fintechs são empresas especializadas em um único ramo, melhorando, assim, a experiência do cliente.
  • Preço: com as inovações que são lançadas constantemente, muitas automações são realizadas, o que diminui os gastos gerados, sendo repassados, inclusive, aos clientes.
  • Segurança: com muita coisa sendo armazenada na internet, os protocolos de segurança tiveram que ser mais rígidos. Exemplo claro disso são as autorizações feitas por leitura facial ou biométrica.

Com o setor de tecnologia se superando a cada dia que passa, não há como negar que o futuro das fintechs é bastante promissor. Inclusive, aqui no blog do Portal Cessão de Créditos, já trouxemos algumas tendências que vão estar presentes neste mercado durante o ano de 2022 – indicamos a leitura.