quarta-feira - 16 de fevereiro de 2022

Quais são as previsões para o mercado financeiro em 2022?

2021 foi complicado para a economia brasileira, e, apesar de ser o desejo de muitos, ainda não dá para dizer que as coisas vão melhorar. O ano de 2022 mal começou, mas algumas incertezas no cenário econômico já podem ser apontadas: uma nova onda de Covid-19, previsão de alta inflação, eleição presidencial…

De acordo com uma entrevista feita pelo CNN Brasil Business, especialistas afirmam que o cenário econômico continuará instável, principalmente por conta das condições monetárias do país, além das eleições para presidente e governador que acontecerão em outubro deste ano.

Diante desse panorama, alguns aspectos precisam ser analisados – e é o que nós, do Portal Cessão de Créditos, faremos hoje. Confira!

Inflação e taxa Selic

No último ano, a inflação brasileira fechou em 10,74% e a taxa básica de juros, a Selic, em 9,25%. E se esses números assustaram muitas pessoas, a tendência é que eles assustem um pouco mais, visto que a inflação ainda tomará conta da economia, principalmente no setor de insumos básicos.

Segundo a projeção do Boletim Focus divulgado no último dia 31, o IPCA deve fechar 2022 em 5,38%. Como esse índice está diretamente atrelado à Selic, a previsão do mercado para essa taxa também é alta: 11,75% – um patamar de dois dígitos depois de 5 anos.

Mesmo com números alarmantes, a expectativa é de que a inflação tenha uma redução e atinja 5% ao ano. Sendo assim, vamos acompanhar.

Oportunidades de investimentos

Se o cenário econômico apresenta condições ruins, o setor de investimentos pode se beneficiar disso. Pelo fato da taxa de juros estar mais alta, essa é a hora de investir. E a dica aqui é: variar o quanto puder nessa frente – e também ficar de olho no dólar, já que a bolsa norte-americana está em crescimento.

Neste início de ano, recomenda-se uma abordagem mais conservadora, isto é, investir em algo que proporcione mais segurança que rentabilidade. Portanto, investir em empresas com modelos de negócios sólidos pode ser interessante, como as que compõem o setor de infraestrutura (energia elétrica, rodovias, ferrovias, etc).

Agora, se o seu foco é o mercado acionário, a mesma lógica também vale: investir em empresas sólidas pode ser mais vantajoso, pois tendem a sofrer menos impactos durante o ano. Além disso, os investimentos fora do país, como BDRs, ETFs e certificados lastreados em ações no exterior, também estão bastante cotados, pois são remunerados com índices exteriores.

Da mesma forma, o mercado de cessão de créditos é uma possibilidade e ganha cada vez mais atenção; são oportunidades de aquisição e vendas de ativos que beneficiam investidores e cedentes. Para saber como funciona esse mercado, além de conhecer as diferentes modalidades de investimento,  acesse o nosso site.

Leia mais: