quarta-feira - 3 de novembro de 2021

4 dicas para um bom planejamento financeiro neste fim de ano

É comum que, com o fim do ano chegando, alguns gastos a mais surjam, seja no âmbito pessoal ou profissional. Nessa época também, já começam – ou, deveriam começar – os planos para o ano que se aproxima. E aí, para que a renda dê conta disso tudo, é necessário um bom planejamento financeiro.

Devido ao cenário que a Covid-19 instalou no sistema econômico brasileiro, tanto 2020 quanto 2021 foram anos de muitos desafios financeiros. Sendo assim, várias famílias e empresas ainda têm que se adaptar à nova realidade, organizando as contas e cortando gastos.

A fim de te ajudar nessa organização, compilamos neste texto 4 dicas fundamentais para aplicar ao planejamento financeiro nesses últimos meses do ano. Acompanhe!

Dica 1 – Observe os gastos anteriores para pensar nos próximos 

A primeira coisa que precisa ser feita na hora de organizar a vida financeira – seja de uma pessoa física quanto de uma empresa – é olhar para os meses que já passaram e analisar os gastos, assim como no que há possibilidade de melhorar. Dessa forma, você consegue ter uma noção geral de onde mais se gasta e, mais do que isso, se esses gastos são indispensáveis ou não para o dia a dia.

Dica 2 – Educação financeira é essencial

Para que a relação com dinheiro seja saudável, aprender sobre educação financeira é um ponto extremamente importante 一 principalmente se você tiver uma empresa, pois, com isso, os gastos profissionais são separados dos pessoais. 

Conheça alguns pontos que a educação financeira aborda e que valem ser aplicados:

  • Gastar menos do que recebe;
  • Saber quais são as contas prioritárias;
  • Ter uma reserva de emergência;
  • Combater o consumismo, isto é, eliminar gastos que não são essenciais em sua rotina;
  • Investir em diferentes frentes.
Dica 3 – Quite suas dívidas

Para que um novo ano comece com o pé direito, não “estar devendo” é um bom ponto de partida. Portanto, veja com quais instituições você tem pendências e resolva a situação o quanto antes. Se não for possível quitar, há a opção de negociar as dívidas – o que já é bastante significativo.

Dica 4 – Planeje os gastos futuros

Comece o planejamento para 2022 antes mesmo de 2021 chegar ao fim. Por exemplo: se quiser manter a tradição de confraternizar com os colaboradores ao fim do ano, considere poupar o valor durante os outros meses. Dessa maneira, não há comprometimento na receita de apenas um mês, e  ainda garante a concretização do que foi planejado com antecedência.

Lembre-se: o planejamento financeiro também é reflexo dos hábitos. Então, por que não começar o quanto antes?

O Portal Cessão de Créditos visa trazer aos seus leitores os melhores conteúdos do mercado financeiro e de créditos. Por isso, fique sempre de olho em nosso blog!


Leia também: