quarta-feira - 27 de outubro de 2021

4 dicas para ter seu financiamento imobiliário aprovado

Quem é que não sonha com a casa própria? Grande parte das pessoas tem esse objetivo e para alcançá-lo um dos principais meios é a partir de um financiamento imobiliário. Apesar de muita gente saber o caminho que deve ser percorrido, falta entender como um perfil é aprovado, ou seja, quais são os critérios avaliados antes da liberação do dinheiro por parte do banco.

Acompanhe a leitura e conheça algumas dicas de como ter a aprovação do seu financiamento. 

Antes de tudo: o que é um financiamento?

O financiamento imobiliário é um tipo de transação realizada a fim de que o cliente de um banco possa ter sua casa própria.

Basicamente, funciona da seguinte maneira: a instituição responsável pelo financiamento paga o valor do imóvel integralmente e o divide em parcelas para o cliente. Além disso, a quantia será devolvida ao banco com a aplicação de juros e correção monetária em, no máximo, 35 anos.

Ao contrário do que muitos pensam, o financiamento imobiliário pode ser utilizado, além da compra, em construções, reformas e até mesmo finalizações de obras já começadas.

4 dicas para conseguir a aprovação do financiamento
1 – Pesquise

Muitos bancos realizam a operação de financiamento imobiliário. Logo, conhecer bem as características de cada um é fundamental, principalmente as que são relacionadas a prazos e taxas de juros.

Durante o processo de pesquisa, converse com os responsáveis da área na instituição e também com quem já teve crédito aprovado. Todas essas informações são importantes para tomar uma decisão.

2 – Confira o seu CPF

Um dos pontos mais críticos durante o financiamento é o CPF negativado. Por essa razão, confira se está tudo certo com o seu e, caso seja necessário, quite todas as suas dívidas antes de iniciar um processo de financiamento imobiliário.

3 – Abra uma conta no banco e faça movimentações nela 

Essa é uma dica importante! Assim que você decidir em qual instituição irá solicitar seu financiamento, certifique-se de abrir uma conta e realizar movimentações financeiras nela. Por isso, às vezes, o banco com o qual você trabalha será mais vantajoso para realizar essa transação. Quanto mais tempo você for cliente da empresa, maior será o seu histórico de crédito.

4 – Reúna os documentos necessários

Reunir todos os documentos necessários com antecedência pode ajudar na hora da aprovação do financiamento. Mesmo que essa etapa seja mais burocrática – e até intimidadora -, ela é essencial para que dê tudo certo.

Dos documentos que poderão ser solicitados pelo banco são:

  • Documentos pessoais, como RG, CPF e certidão de casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovantes de renda, como holerites e extratos bancários.

Desde o seu surgimento, o blog do Portal Cessão de Créditos tem como objetivo de entregar aos seus leitores os melhores conteúdos relacionados à área financeira, tal como tirar algumas dúvidas comuns. 

Leia também: