WhatsApp na tela de um smartphone

quarta-feira - 14 de abril de 2021

Entenda como funcionará o API do WhatsApp no mercado de crédito

Em 2019, um em cada três brasileiros era desbancarizado, ou seja, não possuía vínculo com nenhuma instituição financeira. Segundo a pesquisa da qual esse dado foi retirado, realizada pelo Instituto Locomotiva, a maioria dessas pessoas era de baixa renda e fazia trabalhos esporádicos. Além disso, os motivos para não possuírem uma conta bancária eram diversos, desde a falta de dinheiro até a falta de confiança em bancos.

No entanto, com a pandemia, muitas pessoas precisaram recorrer a algum tipo de sistema financeiro. Afinal, muitos estabelecimentos optaram por não fazer transações com dinheiro em espécie ou, ainda, estavam recebendo apenas pagamentos online. 

Diante de um cenário como esse, muitas empresas tecnológicas viram uma grande oportunidade no mercado, como foi o caso do WhatsApp. Inclusive, a empresa recebeu autorização do Banco Central (BC) no último dia 30 de março para operar como uma intermediária para transferências.

Continue a leitura do texto e entenda melhor como essa questão irá ajudar o mercado de crédito brasileiro.

A importância do WhatsApp

Fundado em 2009 e adquirido pelo Facebook em 2014, o WhatsApp teve bastante relevância durante o período em que as pessoas passaram a trabalhar mais de suas casas. De acordo com Matthew Idema, diretor de operações da empresa, o aplicativo entregou mais de 100 bilhões de mensagens só em abril de 2020, mês em que a transição do trabalho físico para o remoto se concretizou.

Hoje, são mais de 3 milhões de empresas utilizando a plataforma para se comunicarem com seus clientes 一 e é justamente por conta desse número que ela propôs a iniciativa do WhatsApp Pay em junho do ano passado. 

Como o API vai auxiliar o sistema financeiro

Por meio de uma API (Application Program Interface ou Interfaces de Programas Aplicativos), o WhatsApp realizará integrações entre duas plataformas de maneira simples e segura. Por fazer parte do Facebook, o sistema de cobranças do aplicativo de mensagens será facilmente integrado aos motores de crédito da rede social de Mark Zuckerberg. 

Apesar de o BC ter liberado somente transferências entre pessoas físicas num primeiro momento, a API do WhatsApp servirá, também, para dar suporte na análise para concessão ou recuperação de créditos. 

Além das já conhecidas práticas pelos detentores de crédito na hora de avaliar uma solicitação, como verificar se o nome da pessoa está sujo ou não, a API também vai validar se a foto vinculada ao aplicativo está associada ao proponente do crédito. 

Outro ponto interessante é quanto à geolocalização da pessoa, caso ela esteja devendo para alguém. Dentro das regras exigidas pela LGPD, a solução é capaz de indicar se um aparelho tem WhatsApp, bem como se ele está ativo e em uso naquele determinado momento. E esse, com certeza, é um grande avanço para quem trabalha com cobranças.


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