quarta-feira - 10 de março de 2021

Por que analisar o histórico de inadimplência na recuperação de dívidas?

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a quantidade de famílias brasileiras endividadas chegou a 66,5% em janeiro de 2021, número acima da taxa de dezembro (66,3%).

Dados como esses são desanimadores para algumas empresas, uma vez que tiveram que arcar com o prejuízo financeiro que seus clientes causaram. No entanto, se pensar por outra vertente, novas oportunidades se abrem, principalmente para quem tem interesse em se tornar um cessionário.

Com o objetivo de comprar ativos no mercado financeiro, o cessionário, antes de tomar qualquer decisão, precisa estar atento ao histórico de inadimplência daqueles que estão devendo. Isso é importante porque, como cada pessoa possui um motivo para não pagar alguma coisa que devia, é preciso ter cautela e muito tato na hora de realizar a renegociação daquela dívida. E são nessas etapas que o histórico pode ajudar muito.

Entenda melhor ao longo do texto!

Qual a importância da análise desse histórico?

Conforme as empresas especializadas em créditos no Brasil, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa, a maioria das pessoas que estão inadimplentes tem como causa situações bem específicas, como o desemprego ou a diminuição de renda, ambas bastante recorrentes devido à pandemia do novo coronavírus.

Diante de tal informação, é muito importante que as empresas estejam atentas ao histórico de inadimplência daquele cliente. Por meio dos registros de movimentação de crédito de uma determinada pessoa, é possível analisar o seu perfil e verificar se ela possui um padrão de inadimplência ou não. Com isso, fica muito mais fácil na hora de realizar o contato, pois o serviço de cobrança já saberá como lidar com toda a situação, bem como o que dizer para ela.

Caso o ocorrido tenha sido uma vez só, a liberação de crédito para aquele cliente poderá acontecer novamente. Fomentando, assim, toda uma cadeia de crédito existente no mercado.

Como manter um bom histórico de inadimplência

Toda empresa, independentemente da área que atua, precisa ter um histórico de seus clientes 一 e, no caso dos serviços de cobrança, não poderia ser diferente.

Para quem nunca se preocupou em criar um histórico de inadimplência, separamos alguns itens que são imprescindíveis para o levantamento, que são:

  • Situação do cliente perante os órgãos de proteção ao crédito;
  • Histórico do pagamento até então;
  • Valor devido;
  • Perfil de pagamento do inadimplente, caso isso tenha acontecido em vezes passadas;
  • Como se dá o contato com o cliente – se ele é mais retraído ou acessível, por exemplo;
  • Interesse na resolução do problema.

Quando todas essas questões são reunidas, o contato com a pessoa torna-se personalizado e, na maioria das vezes, a dívida é paga de maneira amigável e vantajosa para ambos os lados. Além disso, mesmo que o papel do serviço de cobrança seja encontrar formas para cobrar os devedores, é preciso frisar que cada meio deve ser diferente. 

E, para isso, o histórico do inadimplente pode ajudar bastante.


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