O Portal Cessão de Créditos surgiu em janeiro de 2020 com o intuito de ser um facilitador entre duas partes interessadas no processo de compra e venda de créditos vencidos: os investidores e os cedentes (detentores dos ativos). Em outras palavras, funciona como uma grande vitrine de oportunidades para este nicho.
Como já explicamos anteriormente, os compradores geralmente são Securitizadoras, FIDCS (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) ou outras instituições que atuam na área de recuperação de créditos, como assessorias de cobrança. Então, o Portal é uma plataforma onde quem deseja comprar carteiras de créditos encontra facilmente quem quer vender seus ativos. Por isso criamos uma série em nosso blog chamada “Navegando no Portal Cessão de Créditos”. Nela, já explicamos como vender as suas carteiras, e, hoje, mostraremos o passo a passo do processo de compra.
Mas antes de partir para a prática, vamos entender um pouco mais sobre as opções que temos disponíveis.
Para quem tem interesse em investir em carteiras de ativos distressed (ou estressados), o Portal disponibiliza três opções:
Aqui, as carteiras disponíveis estão configuradas como num classificado, onde as informações são cadastradas pelo próprio vendedor. Caso você se interesse em adquirir alguma, deverá entrar em contato diretamente com os potenciais cedentes pelos meios de contato por eles disponibilizados, como e-mail e telefone.
Na opção Premium, o time de especialistas do Portal Cessão de Créditos atuou ativamente de toda a estruturação do projeto, preparando as informações dos cedentes, bem como suas bases de dados, para estarem disponíveis na plataforma.
Como são processos mais estruturados, será necessário que o investidor interessado assine um Termo de Confidencialidade para ter acesso a um Memorando de Informações com o detalhamento da carteira.
Além dos Classificados e da Área Premium, nós também temos uma terceira opção para quem quer comprar uma carteira de ativos vencidos: os Processos Competitivos. Neles, as carteiras são negociadas em processos semelhantes a um leilão, onde existe, inclusive, uma avaliação prévia para a qualificação do investidor.
Em um processo competitivo, o investidor terá acesso às informações analíticas da carteira para que, assim, possa enviar uma proposta assertiva por ela. Além disso, todo o procedimento é realizado dentro da plataforma do Portal Cessão de Créditos, possibilitando o registro de todas as etapas da compra, o que garante transparência e credibilidade para ambas as partes envolvidas.
Agora que você já sabe como funciona o Portal é hora de partir para a prática. Para isso, escolha uma das opções abaixo e avalie as carteiras disponíveis. Depois, entre em contato com o anunciante para dar continuidade no processo.
Caso você queira entender um pouco melhor sobre a opção dos Processos Competitivos, leia Como funciona um processo competitivo de ativos distressed?