Coronavírus. Nunca uma palavra foi tão debatida e mudou tanto o mundo. Rotinas pessoais, de empresas, de saúde, de convívio estão sendo completamente alteradas. Tudo isso, na tentativa de contenção de um vírus altamente contagioso e com poder de quebrar o sistema de saúde de países de primeiro mundo.
Nesta onda de medidas extremas e sem precedentes, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou na última semana uma medida importante. Seus cinco maiores bancos associados irão atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e jurídicas. Lembrando que esse adiamento envolve micro e pequenas empresas, para contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.
O objetivo da ação, claro, é amenizar os efeitos negativos da pandemia no emprego e na renda. A medida vale para as instituições Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander.
Na prática, segundo o consultor do Portal Cessão de Créditos, Maxiuel Cerizza, essa postergação do vencimento das dívidas acaba sendo um convite para uma reflexão geral.
“Sem dúvida é uma forma de ajudar micro empresas e pessoas físicas nesta turbulência que estamos passando. Entendemos que se todos fizermos algo que agregue ao próximo neste momento será de fato engrandecedor”, resume Cerizza.
Ainda de acordo com ele, o convite para reflexão é a posição do governo de que este modelo seria para estimular a economia. “É de extrema importância que as pessoas mais afetadas em relação às suas receitas se preparem para os próximos meses, evitando gastos desnecessários e readequando seus orçamentos”, finaliza.
Já em relação aos operadores de cobrança de crédito, Cerizza reforça que as estratégias de cobrança serão mais importantes do que nunca. “Entender o contexto atual, a situação de cada um e oferecer propostas adequadas em meio a tudo isso será fundamental para que as cobranças possam ter assertividade”, opina Maxiuel. Por isso mesmo, ressalta o especialista, também pode ser a hora ideal de vender seus ativos para as empresas que realmente têm essa expertise e podem fazer esse serviço com maior propriedade.
Quer ver como Cerizza aconselha a fazer uma avaliação de quanto vale uma carteira de créditos? Acesse mais conteúdos do nosso blog e fique por dentro dos temas e dicas mais relevantes.