A cessão de uma carteira de créditos traz inúmeros benefícios ao vendedor, mas é essencial que todo o processo seja conduzido respeitando os aspectos legais, fiscais e financeiros. Além disso, também é muito importante ter cuidado na preparação da base de dados para montagem da carteira a ser oferecida no mercado.
É aí que entra o Advisor, um profissional que dá todo esse suporte no processo de cessão de créditos. Confira abaixo a entrevista com o idealizador do Portal Cessão de Créditos, Maxiuel Cerizza, com as principais dúvidas de quem está avaliando a alternativa de vender sua carteira de créditos vencidos.
Maxiuel Cerizza – É possível para carteiras pequenas, abaixo de R$ 1 milhão, não ajuizada e sem garantias. Contudo, a empresa precisa estar muito bem alinhada internamente entre suas áreas (financeiro, cobrança, jurídico, TI, etc) com o propósito do projeto. Muitas vezes verificamos que algumas áreas têm mais interesse na venda do que outras. O papel do Advisor também é o de reunir todos e colocar os benefícios da cessão detalhando todos os passos.
MC – Em termos gerais, o Advisor acompanha todas as fases do processo de cessão, dentre elas:
– Preparação e precificação da carteira a ser colocada à venda;
– Sugestões de Termos de Confidencialidade considerando o perfil do cedente e dos créditos;
– Montagem do Memorando de Informações que será utilizado como base para captação de Investidores;
– Avaliação dos potenciais Investidores principalmente quanto à capacidade da gestão da carteira incluindo formato das ações de cobrança junto aos devedores, evitando assim ruídos e ônus para o Cedente original;
– Suporte na discussão do contrato de cessão entre as partes. Este é um ponto delicado pois usualmente o contrato de cessão regra todos os fluxos de ações e informações no pós cessão;
– Acompanhamento da liquidação da operação e fase de transição da carteira do cedente original para o novo cessionário;
– Criação e acompanhamento de todos os procedimentos e fluxos no pós cessão (jurídico, financeiro, TI, etc).
MC – Certamente! É essencial que o Investidor entenda todo o funcionamento deste mercado e dos processos de precificação de créditos vencidos. Como este tipo de crédito é quase sempre vendido com um deságio agressivo, o Investidor, em um primeiro momento, pode erroneamente entender que está fazendo um ótimo negócio. Importante lembrar aos investidores que se interessam por este mercado que será necessário montar uma estrutura para gerenciamento desta carteira, e que são muitas as responsabilidades a serem assumidas.
MC – Para os processos de venda unilateral (venda direta para um Cessionário) há uma avaliação do volume de trabalho conforme o perfil da carteira de créditos. No caso de um processo competitivo (leilão), além de uma remuneração fixa, poderá existir a success fees que é um percentual do valor de venda da carteira. Este modelo é o normalmente utilizado no mercado, mas totalmente adaptável.
Agora que você já conhece o papel do Advisor, que ler mais sobre o Master Service?