quarta-feira - 8 de janeiro de 2025

Pesquisas revelam que empresários e consumidores estão pessimistas em relação à economia para 2025

O ano mal começou e muitas projeções já sinalizam que 2025 será desafiador para a economia brasileira.

De acordo com o Boletim Focus  divulgado em 06 de janeiro, a inflação acima da meta, os juros altos e a valorização recorde do dólar são os principais fatores que colocam o mercado financeiro em alerta para este ano.

Neste mesmo sentido está a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em 1º de janeiro, que aponta que a confiança da população na economia caiu, atingindo o menor patamar desde 2020.

E além dos fatores já citados acima, as incertezas em relação ao mercado de trabalho também impactam negativamente o nível de otimismo dos brasileiros.

Acompanhe o texto e conheça um pouco mais sobre a percepção dos empresários e consumidores em relação à economia para 2025.

Inflação acima da meta

O primeiro boletim Focus do ano traz um cenário preocupante para os rumos da economia em 2025. Isso porque os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central revisaram para cima as projeções para a inflação ao longo do ano que, agora, tem a expectativa de chegar a 4,99%, acima do teto da meta. Com isso, a tendência é que os juros sigam em alta, com a Selic atingindo 15% ao ano até o final de 2025.

Vale lembrar que este cenário já vinha se desenhando nos últimos meses, principalmente com a escalada da desvalorização do Real frente ao Dólar, pressionando ainda mais a inflação no país.

No início do mês, o colunista da CNN Money, Dilvan Bueno, já alertava sobre os sinais de desaceleração na economia para o primeiro semestre, que deve ser um período de mais cautela no mercado. “Em 2025 vários empresários estão revisando seu plano de crescimento e não pretendem acelerar os investimentos”, destacou.

Mercado de Trabalho

As incertezas da economia também devem ter reflexo no mercado de trabalho, impactando a geração de empregos e a renda dos trabalhadores.

Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada com 2002 pessoas entre 12 e 13 de dezembro em 113 municípios brasileiros, 41% dos entrevistados avaliam que a taxa de desemprego deve aumentar em 2025. Para 33%, a taxa de ocupação deve permanecer estável, enquanto 24% acreditam que irá reduzir.

População está menos otimista

O pessimismo com os rumos da economia também aumentou entre os brasileiros segundo a pesquisa do Datafolha, com 61% dos entrevistados afirmando que a economia do país está no caminho errado. Outros 32% acreditam que está na direção certa e 6% não opinaram.

Em relação a 2025, o nível de otimismo do brasileiro atingiu o menor patamar desde 2020, com menos da metade dos entrevistados (47%) afirmando que a economia será melhor do que em 2024. No ano passado, esta mesma pesquisa trazia a informação de que 61% dos entrevistados acreditavam que 2024 seria melhor do que 2023.

A pesquisa mediu ainda a percepção dos consumidores em relação à inflação. Para 67% dos entrevistados, a inflação deve subir nos próximos meses, enquanto 9% esperam uma redução, 21% que fique estável e 3% não responderam.

O blog Cessão de Crédito cobre algumas novidades e traz um conteúdo rico sobre o setor financeiro. Então, claro, fica o convite para acompanhá-lo regularmente também. Acesse www.blogcessaodecreditos.com.br

Leia também:

https://www.blogcessaodecreditos.com.br/a-inadimplencia-no-brasil-em-2024-e-o-que-esperar-para-2025/

https://www.blogcessaodecreditos.com.br/cinco-canais-para-voce-se-informar-sobre-mercado-financeiro/