quinta-feira - 26 de dezembro de 2019

Quatro benefícios para quem vende carteiras de créditos

Nós já falamos por aqui que a venda de carteiras de créditos tem se configurado como uma opção bastante viável para instituições financeiras e empresas do varejo como forma de recuperar um dinheiro muitas vezes considerado perdido.

Regulamentada pelo Código Civil Brasileiro, a venda de carteiras de crédito nada mais é do que uma transmissão de direitos. Ou seja, o credor transfere um ativo para outro, independente do devedor estar de acordo ou não. Por essa transferência é negociado um valor de pagamento que tem diversas variáveis a serem analisadas como tempo das dívidas, ticket médio, perfil, existência de garantias, entre outros.

Mas nem sempre esse processo de decisão pela venda da carteira é algo natural ou fácil de ser batido o martelo. Especialmente se isso irá ocorrer pela primeira vez. Então neste texto iremos elencar alguns benefícios para quem está nesta fase de tomada de decisão e quer saber se a venda da sua carteira de créditos pode ser um bom negócio ou não. Confira:

1. Antecipação de receita

– Para quem vende seus créditos, um dos principais benefícios é a antecipação de uma receita de difícil recuperação. Mesmo com o deságio elevado, deve-se levar em consideração todo o tempo e dinheiro que são investidos nas ações de recuperação. Lembrando que as demandas de trabalho para cobrança de créditos não envolvem somente a área de cobrança. Todas as áreas são afetadas parcialmente como TI, Financeiro, etc.

2. Benefícios fiscais

– Em alguns casos a empresa poderá também ter benefícios fiscais com a cessão dos créditos. Para saber melhor sobre isso é importante consultar seu Contador.

3. Sem prejuízos ao consumidor

– Além dos benefícios, é importante ressaltar que não há nenhuma perda de direitos por parte do devedor. Ou seja, não há prejuízo para o seu consumidor/cliente. A venda das dívidas apenas altera o credor, mas não modifica o valor ou demais aspectos da transação original.

4. Reorganização de esforços

– O problema em insistir na cobrança interna (ou terceirizada) é que após alguns meses de insucesso o fôlego acaba e a empresa não têm estrutura para continuar essa cobrança, além do custo. Então a venda irá reorganizar os esforços para o que realmente traz resultados.

Agora que você já está inclinado para vender a sua carteira de créditos podres, entre em contato com a gente para saber mais.

Veja também qual o momento certo para repassar o seu ativo.