A cessão de créditos é um modelo de negócio que cresceu bastante no Brasil nos últimos anos. Segundo os dados da pesquisa Mercado de cessão de créditos 2023, publicada pela Deloitte, o volume transacionado de créditos não performados deve superar os R$ 70 bilhões em 2024. Ficando 8% acima do volume de 2023.
Mas e você, sabe exatamente como é o passo a passo dessa transação? Decidimos apresentar os detalhes neste texto. Siga a leitura e confira!
A cessão de créditos é o processo de transferência de créditos adimplentes ou inadimplentes de uma empresa para outra. Para isso, é preciso que as partes concordem com os termos e firmem um contrato.
Essa primeira parte do negócio engloba 11 etapas que precedem o closing, do qual falaremos no próximo artigo do blog.
Acompanhe então agora a primeira etapa deste processo, com o acompanhamento do Portal Cessão de Créditos.:
Diálogo inicial entre o Portal Cessão de Créditos e o Cedente, com explicações gerais sobre o mercado e a estruturação do processo de venda.
Assinatura do Termo de Confidencialidade e da minuta do contrato de consultoria para avaliação da carteira que será levada a mercado.
O Portal disponibiliza um layout para que o Cedente gere a base de dados analítica, que seguirá para a análise qualitativa.
O Portal monta um cronograma, que deve ser validado pelo Cedente, apontando prazos a serem respeitados por todos evolvidos no processo de cessão de créditos (Cedente e Investidores).
Um questionário é preparado e enviado pelo Portal ao Cedente, onde serão esclarecidos temas relacionados à carteira.
Após o retorno do questionário, o Portal irá preparar um teaser que trará todos os detalhes operacionais, administrativos e legais da carteira que fará parte do VDR (virtual data room).
O Portal enviará para a aprovação final do Cedente todas as informações que serão utilizadas no processo de cessão de crédito.
Assim que a síntese da carteira for publicada em nossa plataforma, os mais de 400 investidores cadastrados receberão uma notificação automática através do sistema.
Os investidores interessados devem ser qualificados pelo Cedente, que contará com as informações disponibilizadas pelo Portal para tomar a decisão de autorizar, ou não, a participação dos investidores no processo.
Dependendo do perfil e volume da carteira, a precificação dos ativos pode levar entre 5 e 10 dias úteis. Período este que os investidores poderão enviar questionamentos adicionais sobre a carteira.
O Cedente avalia as propostas recebidas, selecionando as mais atrativas para dar seguimento ao processo.
A partir deste passo, entra o aceite ou não da melhor proposta por parte do cedente, e passamos para o Closing da operação.
Trataremos do Closing da operação na próxima matéria do nosso blog.
Para auxiliar cedentes e cessionários neste processo, o Portal Cessão de Créditos surgiu no início de 2020 e conta com profissionais que possuem mais de 20 anos de atuação em cessão de créditos. Nossa plataforma funciona como uma vitrine de oportunidades para este mercado.
Confira todas as carteiras disponíveis em nossa plataforma, acesse portalcessaodecreditos.com.br.
Leia também: