quarta-feira - 24 de julho de 2024

Dimas Pinheiro comenta que a “Cessão de Créditos deve bater novo recorde no 2º semestre”. Saiba como e porque na entrevista que ele concedeu ao Portal

O mercado de cessão de créditos tem apresentado uma evolução consistente nos últimos anos e a tendência é que amadureça ainda mais. A afirmação é de Dimas Pinheiro, profissional que já tem mais de 20 anos de experiência neste segmento.

Em entrevista ao Portal Cessão de Créditos ele afirma que o tema deixou de ser restrito apenas ao segmento bancário e já está na agenda de CFO´s de diversos segmentos, o que justifica seu constante crescimento. Inclusive Pinheiro aposta em um novo recorde de cessões no 2º semestre de 2024.

Quer saber por quê? Confira a íntegra da entrevista com Dimas Pinheiro e conheça mais de sua história.

Boa leitura!

1) Você tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Poderia nos contar um pouco de sua trajetória até o momento atual?

Tive a oportunidade de começar cedo no mercado financeiro e, direcionar minha carreira para crédito e cobrança. Isso teve relação com uma experiência que tive ao iniciar em cobrança em um banco de controle nacional. Na época pude ver na prática como o brasileiro tinha dificuldade em lidar com o crédito, e como a inadimplência tirava a autoestima das pessoas. Então decidi como propósito pessoal, ser um agente de transformação neste mercado.

Após esta experiência, passei a atuar em um banco privado de controle estrangeiro em diversas áreas como Business Intelligence, Planejamento, Gestão de Portfolio e liderei áreas de Recuperação de Crédito, sempre com a mentalidade de que o crédito era um impulsionador de crescimento. Realizamos diversas ações de recuperação amigável adequando as condições de parcelamento ao potencial de pagamento dos clientes (hoje parece impensável não ter essa prática!), e criando jornadas de cobrança personalizadas. Tivemos excelentes experiências na transformação da operação de cobrança para um modelo que aliava inteligência analítica e uma experiência de cobrança humanizada.

A partir de 2020 fiz alguns movimentos de carreira que me levaram a empreender em consultoria focada em Crédito e Cobrança. E tem sido uma experiência incrível, pois através do contato com empresas de diversos perfis e segmentos tenho contribuído para o aumento da eficiência destes negócios. Além disso tenho encontrado espaço para espalhar a mensagem de como lidar melhor com o crédito.

Em 2024, tive o grande privilégio de integrar o time da Alvarez & Marsal (A&M), uma Consultoria internacional com 40 anos de existência que conta com um time de mais de 9 mil profissionais presentes em 37 países. No Brasil estamos em 3 escritórios com um time de mais de 1200 profissionais. Aqui tenho encontrado um ambiente altamente colaborativo e empreendedor para ajudar nossos clientes a impulsionar seus negócios em diversas áreas como Transformação Corporativa, Infraestrutura, Reestruturações e Consultoria Tributária.

2) Como tem sido sua experiência na Alvarez & Marsal? Qual sua principal atuação?

Aqui na A&M eu lidero a solução de Crédito e Cobrança, onde ajudamos nossos clientes a reduzir a inadimplência através da revisão da estratégia em todo o ciclo de crédito – desde a etapa de concessão, desenvolvimento de modelos de decisão baseados em Machine Learning, estratégia e execução de cobrança até a decisão e operacionalização da cessão de créditos.

Tenho encontrado um time de profissionais muito experientes e capacitados, com perfil empreendedor e um ambiente altamente colaborativo pautado por valores como integridade, diversidade, objetividade, qualidade, recompensa pessoal e diversão.

3) Como enxerga o cenário de cessão de créditos no Brasil?

A evolução deste segmento tem sido consistente nos últimos anos e a tendência é que amadureça ainda mais.

Isto porque deixou de ser um tema restrito apenas ao segmento bancário e já está na agenda de CFO´s de diversos segmentos. Na A&M temos observado o interesse do mercado em entender como extrair valor para seus negócios através da cessão de carteira.

Um obstáculo que ainda persiste é a concentração de cessões no segundo semestre do ano. Muitas empresas já possuem uma agenda mais recorrente de cessões ao longo do ano-calendário mas ainda enxergo este fator sazonal como um ponto de atenção.

O excesso de demanda em um período específico pode ser uma desvantagem para cedentes com carteira de valor absoluto menor.

4) O que podemos esperar neste segmento para este segundo semestre de 2024?

Considerando os pontos abordados anteriormente, devemos bater um novo recorde em volume de Cessões seguindo a tendência de concentração das cessões nesta segunda metade do ano.

Além disso, o ambiente macro mais desafiador deve colocar uma pressão adicional por resultados na agenda das empresas neste semestre colaborando para o aumento das cessões.

5) Você ⁠tem algum conselho para quem está iniciando neste mercado?

Por se tratar de um processo extremamente especializado, é muito importante contar com assessoramento especializado no processo de cessão, como o Portal Cessão de Créditos.

Pensar a cessão de crédito como um pilar estratégico de seu negócio também trará reflexões e mudanças importantes em toda sua cadeia de gestão do Contas à Receber.

—————————————

Leia também:

Empresas com dificuldades financeiras: a cessão de créditos pode ser uma alternativa

Buy Now, Pay Later: Nádia Lopes conta os principais desafios e precauções para quem utiliza os boletos parcelados