quinta-feira - 6 de junho de 2024

Desvendando alguns termos do mercado de cessão de créditos

O mercado de cessão de créditos é um segmento que faz parte do que chamamos de universo financeiro. E dentro desse segmento, existem diversos termos específicos que são utilizados diariamente, mas cujo significado ainda pode não estar completamente claro para o leitor.

Portanto, listamos algumas denominações pertinentes ao mercado de cessão de créditos e presentes de modo geral no vocabulário dos profissionais do setor.

Vamos conhecê-los?

NPL

O Non-Performing Loan (NPL) pode ser traduzido para o português como “crédito não-performado”. Mas o que seria isso? São aqueles créditos que não foram pagos dentro no vencimento pelos seus clientes.

BNPL

O Buy Now, Pay Later (BNPL) — a simples tradução para o português significa Compre Agora, Pague Depois — e faz alusão à prática de compras a prazo. É uma forma de pagamento alternativa em que os clientes de um negócio compram produtos e serviços com a opção de pagar no futuro.

Recompra de crédito

A recompra dos créditos é uma operação entre o cedente e cessionário, onde quando o novo cessionário tenta realizar a cobrança do crédito adquirido via cessão de créditos, e o cliente alega que o crédito já foi liquidado antes da cessão, ou o crédito é declarado como nulo por fraude, ou falta de documentação comprobatória, etc, o cessionário tem o direito de regresso, chamado recompra, onde o cedente deve devolver o mesmo percentual recebido pelo crédito, corrigido pelo IPCA, ou outro índice acordado no contrato de cessão.

NDA

O Non Disclosure Agreement (em português: “acordo de não divulgação”) é um contrato de confidencialidade firmado entre duas ou mais partes para evitar a divulgação de informações sigilosas. Ainda importante citar que o NDA é imprescindível para garantir de maneira legal que o acordo seja cumprido.

Existem três tipos de NDA:

  • Unilateral: somente uma das partes deve cumprir o acordo sigiloso;
  • Bilateral: nenhuma das partes envolvidas pode violar a confidencialidade das informações;
  • Multilateral: embora nenhuma das partes esteja apta a quebrar o sigilo do acordo, aqui, cada envolvido tem comportamentos diferentes no acordo.

Deal

Esse termo é uma linguagem de mercado para falar sobre um negócio que está sendo debatido, uma oportunidade ou um acordo já fechado. Podemos dizer que deal é sinônimo de opportunity (oportunidade).

BID

Mais um termo vindo da língua inglesa, o BID é muito utilizado na cessão de créditos. Ele é a sigla de Bidding Process, que pode ser traduzido como “oferecer” ou “propor”. Na prática ele significa fazer uma oferta ou enviar um lance. Ou seja, trata-se da proposta de preço para a compra de uma carteira.

Q&A

O Q&A é uma fase muito importante do processo de cessão que ocorre durante a avaliação da carteira em processo de cessão. Nesta fase o potencial investidor envia para o cedente, todos os seus questionamentos e dúvidas a respeito da carteira de créditos. E o cedente, por sua vez, deve responder e elucidar todas estas questões enviadas pelo investidor.

CLOSING

O closing da operação da cessão de créditos está relacionado ao fechamento ou conclusão do processo de cessão de uma carteira de crédito. Nesta etapa podemos dizer que estão relacionadas duas fases: a primeira vai desde o aceite da proposta pelo cedente até a liquidação financeira, realizada pelo futuro cessionário. Já a segunda fase é onde são alinhados os fluxos pós cessão.


Neste artigo, apresentamos o conceito de alguns termos muito importantes para o setor financeiro.

Agora se você quer se aprofundar ainda mais nesse universo, acompanhe o Porta Cessão de Créditos em portalcessaodecreditos.com.br.

Leia também:

Por que optar pela cessão de créditos é um bom negócio?

Mercado de crédito: as vantagens para clientes e credores