Para uma pessoa ter a aprovação de crédito em instituições financeiras, diversas considerações são importantes por parte de quem vai conceder o empréstimo. Uma delas é o tão conhecido score.
O score nada mais é do que uma avaliação de risco que as empresas fazem por meio de estatísticas, a fim de verificar se a pessoa terá condições de arcar com o valor na hora do pagamento.
Recentemente, o Serasa Experian lançou uma nova métrica para calcular o score dos clientes: o Score 3.0 de crédito. Com ele, os brasileiros poderão conectar seus dados bancários, o que gera, durante a análise de perfil, informações mais precisas e personalizadas na pontuação.
A seguir, leia mais sobre o assunto e entenda como essa nova forma de cálculo pode impactar a economia.
Indicador que aponta as probabilidades de um cliente pagar um empréstimo à empresa que o concedeu, o Serasa Score é uma ferramenta que mostra o histórico de comportamento no mercado financeiro de quem necessita de crédito.
Existem quatro faixas do score da Serasa Experian:
Com a mudança lançada no mês de agosto, o consumidor vai ter uma participação direta no cálculo de sua pontuação. Isso acontece porque, a partir do seu histórico de pagamentos, bem como sua situação financeira, as instituições poderão ter uma visão mais apurada sobre o perfil de quem está solicitando o crédito.
A partir das informações bancárias e financeiras do consumidor que é reunido no banco de dados da Serasa, o cálculo do score fica mais refinado. Como reflexo, a análise vai facilitar o processo para quem busca por mais crédito – visto que, a ferramenta está disponível para o que cliente disponibilize (mais) informações/dados que são usados para a análise, obtendo um score mais assertivo e possibilitando o acesso ao crédito. O resultado é uma melhoria tanto para quem está começando agora no mercado de crédito, como para aqueles que já possuem um histórico e são bons pagadores.
Para ter acesso ao Score 3.0, é preciso fazer um cadastro no site do Serasa sem qualquer tipo de tarifa. Porém, fique tranquilo que ele não é obrigatório.
Até o momento, as empresas que já estão disponíveis para a conexão bancária são:
Segundo um estudo feito pela Juniper Research, espera-se que os serviços de score de crédito tenham 67% de crescimento até 2028, atingindo o valor de US$ 44 bilhões.
Os especialistas consultados para essa pesquisa incentivam os consumidores a utilizarem o Open Banking na pontuação do score, pois a metodologia pode melhorar o score e consequentemente o acesso ao crédito.
Existem diversas formas de conseguir crédito no mercado, e uma delas é a cessão de créditos. Aqui no Portal Cessão de Créditos, você pode anunciar a sua carteira e efetuar a venda para algum investidor interessado.
Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre o processo!
Leia também: