A tecnologia está inserida em todos os segmentos da sociedade. Especificamente no setor financeiro, o avanço tecnológico trouxe maiores e melhores ofertas de produtos e serviços para as organizações e consumidores.
Uma das áreas do setor financeiro que está sendo impactada pelas inovações tecnológicas é o mercado de Cessão de Créditos. No Brasil, esse processo demandava muitos trabalhos operacionais, o que acarretava em um tempo elevado para concluir, desde o trabalho de precificação das carteiras, até a conclusão de todo processo de Cessão dos Créditos.
Com o desenvolvimento e em consequência da maior utilização de novas ferramentas digitais, a precificação da carteira de créditos vencida tornou-se mais rápida e segura. Isso significa uma grande transformação no mercado, trazendo mais agilidade para esta parte fundamental do processo.
A proposta das chamadas tecnologias financeiras é otimizar e automatizar diversos processos do setor, alterando de maneira bastante positiva toda a cadeia de procedimentos e experiência dos usuários do mercado financeiro.
Como exemplo, podemos citar a interação com usuários durante o atendimento que, hoje em dia, na maioria das vezes, é feito através de aplicativos on-line. Por exemplo, a gestão e o compartilhamento dos dados financeiros entre as entidades financeiras vieram para beneficiar e trazer maior transparência para as organizações do mercado financeiro.
O Open Banking, uma integração de sistemas, com regras e tecnologias envolvidas, fornece autonomia na troca de dados entre as instituições financeiras. A etapa final do Open Banking é o Open Finance, que tem como objetivo captar dados para realizar propostas e adequar serviços cada vez mais próximos e personalizados para cada perfil de usuário.
Nesse sentido, o mundo ainda acompanha o nascimento e crescimento exponencial das fintechs, que oferecem soluções e produtos financeiros inovadores. As fintechs chegaram para fomentar a oferta e demanda de produtos e serviços, além de democratizar e descentralizar as operações, antes dominadas pelos grandes bancos tradicionais.
Tecnologia e a Cessão de Créditos
Para o mercado de Cessão de Créditos, a celeridade é um tópico fundamental. Através de ferramentas desenvolvidas para busca e análise de bases de dados externos, o setor consegue obter informações que auxiliam diretamente na avaliação qualitativa e ajudam a prever o potencial de recuperação de uma carteira de créditos vencidos.
Atualmente, a precificação ocorre com agilidade graças à tecnologia financeira. Para esse processo, vamos utilizar o Fast Pricing, do Portal Cessão de Créditos, como exemplo, para demonstrar como a tecnologia traz grandes benefícios para o segmento.
O Fast Pricing faz automaticamente um trabalho inicial de precificação e oferece os dados para que seja feita uma avaliação detalhada das carteiras de créditos. Item de extrema importância para definir os passos seguintes do processo de aquisição das carteiras, pelos potenciais cessionários.
Com essa e outras tecnologias, vale ressaltar que o Portal Cessão de Créditos recebeu o troféu prata ao apresentar um case próprio no Prêmio Best Performance, em novembro de 2022. O case Plataforma Especializada em Fomentar o Mercado de Cessão de Créditos de Forma Mais Simples e Automatizada mostra e argumenta a favor do uso de tecnologias para a otimização de processos que envolvem a Cessão de Créditos.
A contribuição da tecnologia para o mercado financeiro é inegavelmente necessária e benéfica. No decorrer dos próximos anos, veremos muitas outras transformações através dela, assim como o Fast Pricing e o Open Banking.
Acesse o portalcessaodecreditos.com.br para saber mais sobre o Fast Pricing e o mercado de Cessão de Créditos.
Leia também: