O futuro do mercado financeiro apresenta uma evolução interessante e promissora, no entanto, ela precisa ser acompanhada de perto, seja por profissionais do setor ou não. Isso porque a tecnologia impacta não apenas o mercado financeiro em si, mas a todos que utilizam seus serviços.
Como exemplo, citamos a revolução ancorada com a chegada do Open Banking no Brasil. Esse sistema financeiro aberto visa colocar nas mãos do próprio cliente maior autonomia para gerir seus dados bancários, assim, pode-se optar pela instituição financeira que melhor se encaixe em seus planos.
A partir disso, é possível ver a grande importância das inovações tecnológicas sobre o setor. Porém, deve-se notar que, essas novidades também podem afetar a concessão de crédito.
Como? Entenda melhor a seguir.
O mercado de crédito diz respeito às operações que envolvem a concessão de recursos para que empresas ou pessoas físicas sejam capazes de levar seus projetos adiante com determinada quantia de dinheiro.
Existem diversas formas de obter crédito, algumas delas são:
Essas são apenas algumas das opções existentes para ter acesso ao crédito disponibilizado. Para o setor financeiro, o mercado de crédito é uma forma de movimentar a economia de forma geral, por isso acaba por ser extremamente dependente dele em alguns aspectos.
A gestão de dados é um tema crucial para estabilizar novos parâmetros dentro do setor financeiro. O âmbito digital, através de sistemas que analisam desde o DNA do consumidor até o histórico de pagamentos, fomenta uma acirrada disputa na criação de novas tecnologias que auxiliem as instituições na hora de analisar e conceder créditos.
Micro e pequenos empresários, por exemplo, não possuem acesso ao crédito. Então, as tecnologias financeiras devem auxiliar as instituições durante os procedimentos de seleção e avaliação de históricos de uma forma nunca feita antes.
Apesar da importância do crédito, especialistas do mercado financeiro também defendem que as instituições precisam construir outras opções que não dependam exclusivamente dele. Os dados obtidos através de ferramentas cada vez mais avançadas abrem as portas para boas soluções futuras.
Enquanto o setor financeiro acompanha o ritmo da economia — local ou mundial — surge a necessidade de deter atenção sobre as novas gerações de clientes. Por exemplo, o público mais jovem possui quase uma repugnância de realizar ações em uma unidade bancária física.
Ou seja, o uso de aplicativos e da rede digital é acionado com maior frequência e assiduidade para pagar contas, solicitar crédito, entre outros itens. Aliás, essa é uma tendência que já é realidade para muitos. E, devido a essa altíssima demanda, o setor precisa estar atento às necessidades de sua carteira de clientes e oferecer soluções que atendam às expectativas exigidas.
O mercado financeiro, então, prepara-se para o futuro, ciente dos desafios e com as mangas arregaçadas, para trabalhar arduamente em soluções que beneficiem não apenas os clientes, mas todo o setor. O ano de 2023 deve apresentar desafios e, em contrapartida, dar a chance de construir múltiplas inovações.
Acesse o portalcessaodecreditos.com.br e saiba mais sobre o setor financeiro e o mercado de cessão de créditos.
Leia também: