O título desse texto é uma dúvida muito comum para quem tem interesse em ingressar no mercado de cessão de créditos. São muitas instituições financeiras e empresas (varejo, prestação de serviços) que todos os meses acompanham o crescimento acelerado em sua carteira de vencidos. Para se ter ideia, uma projeção conservadora com base em dados do Banco Central afirma que o País gera cerca de R$ 100 bilhões de crédito em atraso por ano.
Ou seja, o mercado está em franco crescimento. Mas e qual o momento certo para repassar o meu ativo? A resposta é que não existe um único fator a se considerar, mas pelo menos dois deles. Veja abaixo alguns deles:
– Não existe uma regra para idade máxima dos créditos. Contudo é importante considerar que quanto mais velhos os créditos menor o valor de mercado. Em relação a idade mínima, especialistas apontam que, normalmente, eles são vendidos ou negociados depois que estão há mais de 180 dias vencidos. Isso porque antes disso ainda há espaço para os detentores dos créditos trabalharem com campanhas de descontos, por exemplo.
– A estratégia do momento ideal da cessão depende geralmente da necessidade de caixa, mas também podem ser considerados aspectos tributários e fiscais. Algumas empresas podem tomar essa decisão pressionadas pela entrega de resultados, “limpeza de balanço” ou de porque precisam adquirir receita rápida.
Ficou animado para entrar nesse mercado? Acesse o Portal Cessão de Créditos e veja como fazer!