A economia brasileira não está em uma de suas melhores fases. Porém, mesmo assim, alguns setores estão sendo beneficiados, como é o caso das ofertas de carteiras de créditos vencidos.
Por conta da inflação e dos juros em alta – o que influencia diretamente na taxa recorde de inadimplência da população – muitas empresas têm olhado para a venda de suas carteiras de inadimplentes como uma forma de reforçar seu caixa e dar um destino às dívidas pendentes por parte de seus clientes.
Diante disso, estima-se que as ofertas neste mercado variem entre R$ 40 bilhões e R$ 60 bilhões – e caso a projeção se concretize, a alta será de 43% em comparação com 2021 (fonte: Jive).
A seguir, entenda melhor o contexto e de que forma a venda da sua carteira de créditos vencidos pode ajudar sua empresa financeiramente.
A venda de uma carteira de créditos inadimplidos é uma prática que tem chamado muito a atenção de diversas organizações, visto que é uma maneira que encontraram em reaver parte do dinheiro que seus clientes estão devendo.
Vale contar que, há pouco tempo, a comercialização de créditos vencidos não era considerada no mercado econômico. No entanto, esse recurso tornou-se ainda mais relevante devido ao grande potencial em aquecer o mercado, principalmente no momento atual.
Muitos negócios ainda não conseguiram se recuperar dos efeitos que a pandemia do coronavírus causou, o que acaba impactando diretamente na taxa de inadimplência brasileira – que tem batido recorde atrás de recorde. A título de informação, 31% dos brasileiros estão inadimplentes no país, segundo a pesquisa Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgada no dia 11 de julho.
Neste cenário, ao encarar todas essas questões, uma das alternativas mais viáveis para que parte dos valores devidos sejam recuperados é a de vender sua carteira de créditos.
Durante muito tempo, a cessão de créditos, como também é chamada a ação de vender uma carteira, era praticada principalmente pelos grandes bancos. Contudo, com a mudança do mercado econômico, outros tipos de empresas também passaram a aderir a prática, como os bancos digitais, varejistas, instituições de ensino, entre outros segmentos.
Muitas dessas novas empresas sentiram o impacto negativo que a Covid-19 proporcionou e, por isso, passaram a olhar com outros olhos a possibilidade de venda de suas carteiras. No entanto, outros setores que têm sentido o peso da inadimplência também podem começar a praticar a cessão, como as de serviços básicos (luz, água, internet).
Em julho, grandes empresas colocaram para venda suas carteiras, entre elas:
Não são apenas as grandes empresas que podem vender suas carteiras de créditos vencidos. Na verdade, as pequenas e médias também já estão se aventurando nessa área – inclusive com carteiras de menor valor.
Com o auxílio do Portal Cessão de Créditos, você pode encontrar os melhores investidores para a sua carteira. São 3 opções de venda, uma delas com certeza vai ser a melhor para a sua realidade. Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br e conheça mais dos nossos serviços!
Leia também: