sexta-feira - 27 de agosto de 2021

6 mitos e verdades que você precisa saber sobre o Pix

Em funcionamento desde novembro de 2020, o Pix é uma das maneiras de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros na atualidade.
Além de proporcionar transferências instantâneas em pouco tempo (menos de 10 segundos), 24 horas por dia e 7 dias na semana, o modelo proporcionou uma menor burocracia na hora de fazer pagamentos.

No entanto, junto com o interesse e a aderência ao sistema criado pelo Banco Central (BC), muitas pessoas também ficaram preocupadas com relação aos seus dados e outros pontos relacionados a isso 一 como golpes e fraudes, por exemplo.

Para sanar algumas dúvidas que rondam por aí, o Portal Cessão de Créditos compilou 6 mitos e verdades sobre o Pix.
Para conferir o que preparamos, acompanhe a leitura do texto a seguir. 

Zero taxas

MITO.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que as transações não possuem custo algum, essa informação não é de todo verdadeira. Isso porque o sistema é gratuito apenas para as transferências feitas pela internet entre pessoas físicas. Ou seja, as que são feitas presencialmente ou por telefone possuem taxas.

Quanto às pessoas jurídicas, incluindo MEIs, há uma cobrança de taxa, que são definidas pelos próprios bancos. Porém, há uma oferta mínima gratuita oferecida pelo BC. Segundo Ivo Mósca, porta-voz do grupo de segurança da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a intenção é ter um ambiente mais competitivo e, por isso, o Pix deverá fazer com que as taxas sejam bastante atrativas para as empresas.

Cada banco tem a sua versão do Pix

MITO.

O Pix é um sistema único que, como já comentado, foi criado pelo BC. A única diferença que há entre os bancos é com relação à integração do serviço aos demais, o que pode proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes.

Preciso ter sempre saldo em conta quando for fazer um Pix

VERDADE.

Como o Pix é um método imediato de transferência de valores monetários, ele só pode ser realizado se você possuir saldo em conta.

O cadastro de uma chave Pix é obrigatória

MITO.

As chaves Pix são uma maneira que facilita 一 e muito 一 na hora de transferir um pagamento, mas não são uma obrigatoriedade.
Ao invés de passar todos os seus dados bancários para alguém, basta apenas uma informação para que eles sejam encontrados dentro do sistema financeiro (como CPF, telefone ou e-mail). Você escolhe qual desses dados vai cadastrar como chave Pix. 

A tecnologia Pix é perigosa

MITO.

Por ter sido desenvolvida em parceria com o mercado, e não exclusivamente pelos bancos ou operadoras de cartões de crédito, o Pix possui uma tecnologia extremamente segura.

Com os mesmos requisitos de segurança utilizados em outras formas de transferência, como TED ou DOC, o Pix oferece criptografia de dados e camadas adicionais de segurança, implementadas de formas diferentes por cada banco.

As demais formas de pagamento não vão deixar de existir

VERDADE.

Como já comentamos aqui, o Pix não foi criado para extinguir as demais formas de pagamento que existem no mercado, como as transações feitas por cartão, dinheiro ou boleto. 

Contudo, com a boa aceitação da população, é natural que algum meio de pagamento caia em desuso 一 como as transações feitas via cédulas em dinheiro.


E então? Ficou alguma dúvida? Em caso afirmativo, escreva para a gente através deste formulário. Vamos adorar te ajudar!

Além disso, não se esqueça de seguir acompanhando o nosso blog, pois trazemos sempre matérias pertinentes do setor financeiro e de crédito, como essa sobre as novidades do Pix, divulgadas em maio deste ano.